.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, outubro 11, 2005

Aftosa: Falta de ação do governo pode provocar perda de mercados

O blog publica notícia da SRB (Sociedade Rural Brasileira):
Brasil precisa esclarecer imediatamente quais medidas estão sendo tomadas para blindar o foco registrado no Mato Grosso do Sul
O governo precisa agir rápido a fim de evitar perda de mercados para a carne bovina brasileira em razão do foco de febre aftosa ocorrido na cidade de Eldorado (MS).
Para o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) - www.srb.org.br -, João de Almeida Sampaio Filho, uma missão diplomática tem que embarcar imediatamente para União Européia (UE) e Rússia, dois dos nossos maiores compradores, para esclarecer as medidas que estão sendo tomadas para blindar o foco.
"É preciso reforçar a informação que o Brasil é um país de dimensões continentais e que um caso isolado não irá comprometer a sanidade do rebanho nacional", afirma João Sampaio. Além disso, diz, o bloqueio de outros estados ao Mato Grosso do Sul foi uma decisão acertada e que restringe a amplitude do problema.
João Sampaio conversou na tarde de ontem (10) com representantes da SRB presentes à maior feira de alimentos do mundo, a "Anuga 2005", que ocorre na cidade de Colônia (Alemanha), que manifestaram a extrema preocupação dos europeus com relação aos desdobramentos da descoberta do foco.
Segundo João Sampaio, periodicamente o governo vinha sendo alertado da fragilidade da defesa sanitária brasileira. "Mas não tomou providências e o que mais temíamos aconteceu", diz.
Soma-se a isso, ressalta o presidente da SRB, o inadmissível corte de verbas para defesa sanitária. "O governo precisa entender que a sanidade é a base da competitividade da pecuária. A cada dia que passa questões sanitárias são usadas como barreiras comerciais."
Por hora, diz João Sampaio, não só o pecuarista irá sofrer, mas todas as regiões que têm a pecuária como uma de suas principais atividades. "Haverá perda de negócios, renda e emprego. O governo terá que auxiliar o pecuarista."