Veterinários do Iagro coordenam abate de animais em Eldorado
Eldorado (MS) - Técnicos do Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) fizeram ontem (10) uma avaliação do rebanho da fazenda Vezozzo, em Eldorado, onde foi encontrado o foco de febre aftosa. Coletaram amostras de sangue dos animais e fizeram uma última avaliação da saúde do rebanho antes do sacrifício, iniciado hoje. A avaliação servirá de base para o pagamento da indenização das 583 cabeças de gado criadas na propriedade.
A avaliação do valor do rebanho foi feita por uma comissão formada por representantes do proprietário da fazenda, do Sindicato Rural de Eldorado, do Iagro, da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Muitos animais apresentaram os sintomas da febre aftosa, salivação, mudanças na pelagem e sangramento na boca e nos cascos. Os motivos da infecção ainda não foram descobertos. A primeira hipótese era a compra de gado contaminado, mas foi afastada, pois a propriedade não recebe novos animais há mais de dois anos.
De acordo com Carlos Fernando Piva Raimundo, inspetor do Iagro, que coordena a operação do órgão na propriedade, depois do abate a fazenda passará por um vazio sanitário, período no qual não receberá nenhum animal e haverá a desinfecção geral com produtos químicos e fogo. Depois disso serão colocados animais "sentinelas", mais suscetíveis ao vírus da aftosa, e que servem para verificar se há ou não o vírus no local.
Quanto às propriedades vizinhas, não foi encontrado nenhum animal com sintomas da febre aftosa. Os técnicos do Iagro estão percorrendo as fazendas dentro de um raio de três quilômetros e fazendo exames mais detalhados para se certificarem de que o vírus não foi além dos limites da fazenda Vezozzo.
A vala para enterrar os animais já está pronta e obedece os padrões da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), com três metros e meio de profundidade.
O local foi escolhido com auxilio de técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O abate do rebanho começou às 6 horas (horário de Mato Grosso do Sul) de hoje.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home