Bush afirma que Lula ocupa posição única no hemisfério
Washington - Às vésperas do encontro de cúpula de Mar del Plata, o presidente dos Estados Unidos George W. Bush disse ao Estado que tem uma boa relação pessoal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que isso “surpreendeu muita gente”. Para ele, é vital o empenho do líder brasileiro na consolidação da democracia num hemisfério em que cresce a influência de líderes populistas, como o venezuelano Hugo Chávez.
Bush admitiu que pode ter “diferentes sentidos políticos”, em relação a Lula, mas que os dois compartilham objetivos. Disse ainda sentir que “uma parte da imprensa da América do Sul” tentou envenenar as relações entre os dois. E, sobre a proximidade de Lula com Chávez e Fidel Castro, comentou: “Certamente não é meu papel dar ao presidente Lula uma lista de amigos e dizer: o senhor não pode falar com esse ou aquele”. Bush chega ao Brasil sábado, para uma rápida visita.
O presidente americano afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “ocupa uma posição única” no hemisfério. “É importante que esteja numa posição capaz de influenciar muitos países do hemisfério, para promover os valores comuns que ambos respeitamos”, disse o presidente americano. “Eu tenho respeito pelo presidente Lula”, afirmou Bush.
Para ler a notícia completa no "Estadão", clique AQUI
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home