.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, novembro 01, 2005

Ministério da Agricultura confirma dez focos de aftosa em Japorã (MS)

Ministério da Agricultura confirma dez focos de aftosa em Japorã (MS). A notícia é de Lana Cristina, repórter da Agência Brasil (vamos citar a fonte, caros colegas):
Brasília – O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jorge Caetano, confirmou hoje que há mais dez focos de aftosa no Mato Grosso do Sul – todos concentrados no município de Japorã. A confirmação foi feita por meio da análise de sinais externos dos animais. Aumentou-se a temperatura corporal para constatar se o animal teve salivação intensa e apresentou feridas na boca e no casco. "Na região dos assentamentos onde foi detectada a doença, está havendo diagnósticos clínicos e epidemiológicos. A área onde está acontecendo o problema é menor que algumas propriedades onde foi detectado antes, da área interditada. Não tem sentido dizer que é diferente dos focos já detectados. Por isso é confirmado (o foco) de forma clínica", explicou Caetano.
Segundo o diretor, as propriedades com animais doentes estão todas dentro da área interditada no estado, desde o início de outubro, quando foi confirmado o primeiro foco em Eldorado. Essa área é chamada "tampão" e engloba os municípios de Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Itaquiraí e Iguatemi e tem um raio de 25 quilômetros. Caetano disse ainda que o ministério está em entendimento com o governo estadual para definir o número de animais a serem abatidos. "Isso é importante, inclusive para que a gente defina como vão ser as indenizações", disse. Até agora, foram abatidos 1.919 animais no Mato Grosso do Sul, de um universo de 20 mil, que estão na área do foco. "Vale ressaltar que não estão todos doentes, mas é preciso abater todos da área de risco para que não haja possibilidade de que o vírus se espalhe."