Ouça entrevista que economista Vladimir Poleto deu a VEJA sobre dólares para PT
Ex-assessor de Palocci disse ao repórter Policarpo Júnior, de VEJA, que transportou caixas de bebidas com dinheiro, ao contrário do que relatou à CPI.
Áudio da entrevista
VEJA de 2/11/2005: Campanha de Lula recebeu dinheiro de Cuba
O economista Vladimir Poleto, em depoimento à CPI dos Bingos nesta quinta-feira, disse que não autorizou VEJA a gravar entrevista com ele e que, se alguma gravação foi feita, o conteúdo não corresponde à verdade. O repórter Policarpo Junior entrevistou Poleto em Ribeirão Preto. A conversa, que começou na sexta-feira (21 de outubro) e estendeu-se pela madrugada de sábado (22 de outubro), durou em torno de quatro horas. Neste tempo, Poleto narrou em detalhes sua viagem de Brasília a São Paulo, na qual transportou as três caixas de bebida que continham – segundo ele próprio – 1,4 milhão de dólares. Depois da conversa, Poleto concordou em gravar um rápido depoimento no qual resumiria os pontos principais. Eis a íntegra desse depoimento, em cuja introdução o repórter Policarpo Junior, de VEJA, esclarece que era "madrugada de sábado" e que estava diante do entrevistado, num sinal óbvio de que a gravação - ao contrário do que Poleto disse aos senadores da CPI - foi feita com seu consentimento:
(As principais partes estão em negrito):
Veja - Hoje é madrugada de sábado. Estou aqui com Vladimir Poleto. Vladimir, você transportou dinheiro para o PT na campanha de 2002?
Poleto - Não, absolutamente não.
Veja - Mas há o episódio de que você - a gente já apurou - que você trouxe de Brasília para São Paulo caixas supostamente contendo bebidas e que havia dinheiro...
Poleto - Que eu saiba não.
Veja - O que vc sabe?
Poleto - A única coisa que eu sei é que eu peguei um avião de Brasília com destino a São Paulo com três caixas de bebida, só isso.
Veja - Depois que você fez esse transporte você descobriu que... Foi informado do que efetivamente tinha dentro destas caixas...
Poleto - Depois de todo o acontecimento, sim.
Veja - E o que tinha dentro dessas caixas, segundo te disseram?
Poleto - Uma coisa é o que me dizem outra coisa é a realidade...
Veja - E o que te disseram?
Poleto - Que tinha dinheiro numa das caixas. Só isso.
Veja - Quem disse isso?
Poleto - Ralf Barquete.
Veja - Como você se sentiu sendo usado para fazer esse transporte.
Poleto - Um absurdo, um absurdo. Eu estive em Brasília para resolver problemas ligados diretamente, não só a minha questão pessoal, mas a outros encaminhamentos, alguns processos de enchentes, no ministério diretamente responsável e vim saber depois que acabei transportando alguns pacotes e num deles havia dinheiro. Só isso!
Veja - Você se sentiu usado?
Poleto - Lógico. Evidente. Isso é um descalabro!
Veja - Quanto tempo depois do episódio você ficou sabendo disso, que era dinheiro ao invés de bebida.
Poleto - Depois que eu ganhei uma garrafinha de Havana Club, que me foi presenteado, me falaram. Só isso!
Veja - Qual o valor que foi falado?
Poleto - É...
Veja - Segundo a informação que eu tenho, o valor transportado teria sido 3 milhões de dólares.
Poleto - Não. O valor que me disseram era 1 milhão e 400 mil dólares.
Para ler a transcrição da gravação da entrevista completa, no site da revista Veja, clique AQUI
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home