Queda no setor agropecuário e na indústria influiu na retração do PIB, aponta IBGE
Rio – A retração de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, registrada entre julho a setembro deste ano em relação ao trimestre passado, foi causada, em parte, pela queda de 3,4% no setor agropecuário e de 1,2% na indústria. Os dados foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o terceiro trimestre de 2004, a soma das riquezas e serviços do país registra crescimento de 1%.
Outro fator que influenciou foi a construção civil, que teve queda de 1,9%, segundo a gerente das Contas Nacionais Trimestrais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebbeca Palis.
A queda nas produções de trigo (11%), café (11,8%) e laranja (2,6%) na safra 2005 foi o principal fator para o recuo na agropecuária. Na indústria, a maior influência foi a queda de 1,9% na construção civil e de 0,9% na indústria de transformação - que inclui siderurgia, petroquímica, vestuário, calçados, máquinas e equipamentos, adubos e fertilizantes. O setor também foi influenciado pelos resultados negativos de extração de petróleo e gás natural e de minério de ferro. O setor de serviços teve o melhor desempenho no terceiro trimestre de 2005, quando comparado ao mesmo período do ano passado, apresentando taxas positivas em todos os subsetores. Os destaques são para o transporte, que cresceu 3,2%, influenciado, principalmente, pelo transporte aéreo; e o comércio no atacado e no varejo, que registrou aumento de 2,3%.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home