.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, fevereiro 04, 2006

Lula inicia terça-feira viagem a quatro países africanos

A notícia é de Ana Paula Marra, repórter da Agência Brasil:
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, na terça-feira (7), a quinta viagem ao continente africano desde que assumiu a presidência da República. Desta vez, Lula visitará por quatro países: Argélia, Benin, Botswana e África do Sul.
Segundo o subsecretário-geral de Política do Itamaraty, embaixador Pedro Motta, o objetivo da visita a Benin, Botswana e Argélia é manter encontros com autoridades daqueles países para desenvolver acordos, a médio e longo prazos, especialmente nas áreas de agricultura, saúde e educação. Na África do Sul, Lula participará da Cúpula da Governança Progressista, marcada para os dias 11 e 12 próximos. O encontro foi convocado pelo presidente Thabo Mbeki, mas Lula pretende aproveitar a presença de alguns chefes de estado de países desenvolvidos e em desenvolvimento na África do Sul para discutir os entraves ao avanço das negociações comerciais no âmbito da Rodada de Doha. O presidente Lula, inclusive, já comunicou sua idéia a Mbeki, à chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, e ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
O coordenador-geral de Cooperação Técnica entre Países do Itamaraty, Mário Ernani, informou que, durante a visita à Argélia, será assinado protocolo de intenções na área agrícola, visando ao desenvolvimento agropecuário florestal. As autoridades brasileiras e argelinas também vão tratar de temas comerciais. A Argélia é, atualmente, o segundo maior parceiro comercial do Brasil no continente africano. As trocas comerciais com a Argélia estão na casa dos US$ 3 bilhões. De acordo com Mário Ernani, os governos do Brasil e de Benin deverão firmar acordo de cooperação técnica para o melhoramento genético do algodão. Em Benin, também deverá ser firmado protocolo de prevenção e controle da malária, que inclui a capacitação de técnicos. Em Botswana, deverá ser assinado protocolo de intenções para combate à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. "O objetivo desse acordo será prestar cooperação no treinamento em manejo clínico de anti-retrovirais e na elaboração de materiais de informação e educação a respeito dessas doenças", disse Ernani. Um terço da população de Botswana tem o vírus da aids.
O embaixador Pedro Motta destacou que nunca o Brasil esteve tão voltado para a intensificação das relações com os países africanos como nos últimos três anos. Não é à toa, disse Motta, que o governo brasileiro vem reabrindo embaixadas naquele continente, como já aconteceu em Camarões, Congo, Guiné-Bissau e Etiópia. Ao cumprir sua agenda na África, o presidente brasileiro terá visitado 17 países naquele continente. Motta disse que não está descartada a possibilidade de Lula realizar nova viagem à África até o fim de seu mandato. Lula retorna da África no dia 12 deste mês.
O presidente deve passar este final de semana em São Bernardo do Campo (SP).