Presidente afirma que chegou momento de governantes resolverem impasse na OMC
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante seu programa de rádio semanal - transmitido pela Rádio Independente - que é hora de tomar uma decisão política em relação à questão agrícola na Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo ele, o prazo para as negociações técnicas entre os países está chegando ao fim e agora a solução cabe aos presidentes e primeiros-ministros. "Eu acho que nós temos que trazer para o fórum político e tomar uma decisão: se queremos ou não queremos dar uma certa guinada no mundo para melhorar a posição dos países pobres, para diminuir a violência, para diminuir a pobreza, para diminuir o terrorismo e para aumentar a riqueza desses países’, disse Lula no programa Café com o Presidente. Está marcada para julho, lembrou o presidente, uma reunião do G 8 (grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia) em São Petersburgo com alguns convidados, entre eles o Brasil. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula ampliada do grupo está marcada para o período de 15 a 17 de julho e deve discutir, entre outros temas, a segurança energética internacional, a luta contra doenças infecciosas e o desenvolvimento da educação.
Lula se declarou disposto "a ir a qualquer lugar para ver se nós apresentamos ao mundo um alento". "Quando eu falo isso, eu não estou reivindicando só ganhos para o Brasil, porque o Brasil já tem uma agricultura competitiva", comentou o presidente. "Eu falo muito mais pelos países mais pobres. Por exemplo, tem países da África que só têm o algodão para exportar. Se os Estados Unidos ficam dando subsídio para o algodão, essa pessoa [o agricultor de um país africano] não vai conseguir exportar o seu algodão." O presidente disse estar otimista em relação à possibilidade de um acordo na área agrícola, que, segundo ele, daria "uma nova cara para a geografia comercial do mundo".
No programa de rádio, Lula afirmou também que o Brasil tem todas as condições de ir para a final da Copa do Mundo da Alemanha, desde que os jogadores brasileiros tenham humildade e vontade.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home