.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 18, 2006

Alternativas de mercado e tecnologias são destaques na programação técnica da Feapan 2006

O blog recebe e publica abaixo notícia da Embrapa Pantanal, situada em Corumbá, Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia:
Além de promover negócios, a Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan) que acontece entre os dias 20 e 24 de setembro, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá (MS), será também a oportunidade para a discussão de alternativas de mercado e tecnologias para o Pantanal. Ao todo serão quatro palestras técnicas ministradas por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
As inscrições podem ser feitas no próprio tatersal, no primeiro dia do evento. A programação técnica tem início na próxima quinta-feira (21.09), às 9 horas, com a palestra “Agronegócio da Carne”, apresentada pelo engenheiro agrônomo Sérgio de Zen, professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. Na sexta-feira (22.09), às 15h30, o pesquisador da Embrapa Pantanal, o médico veterinário Roberto Aguilar Silva enfoca o tema “Identificação Geográfica Aplicada aos produtos do Pantanal”.
A localização geográfica da propriedade, segundo Aguilar, pode constituir-se numa importante estratégia de marketing para viabilizar a distribuição da produção pantaneira, sendo um fator diferencial para o consumidor final. Em sua apresentação, o pesquisador fala da bem-sucedida experiência dos países europeus nessa área, mostrando potenciais produtos para certificação por indicação geográfica no Pantanal.
No sábado (23.09), às 15 horas, o pesquisador da Embrapa Pantanal, o médico veterinário Urbano Gomes Pinto de Abreu, faz uma avaliação dos sistemas produtivos no Pantanal, levando-se em conta as características da propriedade e da região. Ele ressalta a importância do produtor implementar tecnologias para fortalecer sua produção mas, principalmente, estar atendo às tendências da economia e do mercado, para tornar seu sistema produtivo mais efetivo.
O ciclo de palestras técnicas será encerrado no domingo (24.09 com a apresentação do médico veterinário Jorge Antonio Ferreira de Lara, pesquisador da Embrapa Pantanal, marcada para as 9h30, no tatersal. Em sua apresentação, Lara trata da crescente demanda do consumidor de carnes por qualidade, convidando o público presente a refletir sobre qual o estágio está a produção de carne na região e quais caminhos seriam possíveis para que os produtos pantaneiros possam ter mais valor agregado do que já possuem no mercado.

Feapan – O evento é uma realização do Sindicato Rural de Corumbá e da Prefeitura Municipal e faz parte das comemorações dos 228 anos de Corumbá, no próximo dia 21 de setembro. A programação do evento inclui ainda leilões; rodeios; concursos de cavalo pantaneiro; exposições; lançamentos de livros e shows.

Fonte: Denise Justino da Silva - Jornalista Embrapa Pantanal