Mesa-redonda discute a transparência no processo eleitoral
AMB participa de mesa-redonda que discute a transparência no processo eleitoral brasileiro
Aberto ao público, encontro reúne ministros e operadores da Justiça
As eleições de outubro se aproximam, e a Operação Eleições Limpas não pára. Agora, a transparência no processo eleitoral brasileiro será tema de mesa-redonda promovida pelo Centro de Investigação e Ação Social (CIAS) e pelo Instituto Brasileiro do Desenvolvimento (Ibrades), do Centro Cultural de Brasília (CCB). Marcado para hoje (18/09), às 20h, o encontro terá como conferencistas o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Rodrigo Collaço, o Subprocurador Geral da República, Cláudio Fonteles, o ministro do TSE José Gerardo Grossi, entre outros convidados.
Adequadamente intitulado “Eleições Limpas – A mudança possível”, o encontro tem o objetivo de buscar, por meio da reflexão e da discussão democrática, os caminhos possíveis para a moralização do processo eleitoral. Cada conferencista disporá de 10 a 15 minutos para fazer sua exposição, que deverá ser norteada pelos temas do processo eleitoral e da fiscalização dos gastos de campanha. A seguir, a palavra estará com o público, que poderá fazer intervenções sobre os temas debatidos.
Foi justamente a cartilha da Operação Eleições Limpas, produzida e distribuída gratuitamente pela AMB (veja link abaixo), que motivou a realização da mesa-redonda. Como o CIAS e o Ibrades têm entre suas funções a promoção de seminários, encontros e debates sobre temas de interesse público, a oportunidade do evento se fez imperativa. E ainda mais relevante às vésperas das eleições.
Na ocasião, o juiz Rodrigo Collaço voltará a enfatizar o objetivo da AMB, que é conscientizar o eleitor sobre a importância do voto. A Associação entende que o voto nulo é uma forma equivocada de protesto, e exorta à sociedade que haja como parceira na luta contra os desmandos do processo eleitoral brasileiro, auxiliando juízes e demais autoridades a fiscalizar as campanhas dos postulantes a cargos públicos em 2006. A AMB acredita que, por meio do livre exercício da cidadania, a Justiça Eleitoral terá boa parte de seus objetivos alcançados, o que significará benefícios revertidos para a própria sociedade.
O encontro é aberto ao público. O CCB fica na 601 Norte.
Mais informações no documento em anexo e nos telefones 3426-0413 e 3426-0414.
Para fazer o download da cartilha da Operação Eleições Limpas clique no link http://www.amb.com.br/portal/eleicoes/.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home