.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 18, 2006

Mesa-redonda discute a transparência no processo eleitoral

O blog recebe e publica sobre a Operação Eleições Limpas:

AMB participa de mesa-redonda que discute a transparência no processo eleitoral brasileiro
Aberto ao público, encontro reúne ministros e operadores da Justiça

As eleições de outubro se aproximam, e a Operação Eleições Limpas não pára. Agora, a transparência no processo eleitoral brasileiro será tema de mesa-redonda promovida pelo Centro de Investigação e Ação Social (CIAS) e pelo Instituto Brasileiro do Desenvolvimento (Ibrades), do Centro Cultural de Brasília (CCB). Marcado para hoje (18/09), às 20h, o encontro terá como conferencistas o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Rodrigo Collaço, o Subprocurador Geral da República, Cláudio Fonteles, o ministro do TSE José Gerardo Grossi, entre outros convidados.

Adequadamente intitulado “Eleições Limpas – A mudança possível”, o encontro tem o objetivo de buscar, por meio da reflexão e da discussão democrática, os caminhos possíveis para a moralização do processo eleitoral. Cada conferencista disporá de 10 a 15 minutos para fazer sua exposição, que deverá ser norteada pelos temas do processo eleitoral e da fiscalização dos gastos de campanha. A seguir, a palavra estará com o público, que poderá fazer intervenções sobre os temas debatidos.

Foi justamente a cartilha da Operação Eleições Limpas, produzida e distribuída gratuitamente pela AMB (veja link abaixo), que motivou a realização da mesa-redonda. Como o CIAS e o Ibrades têm entre suas funções a promoção de seminários, encontros e debates sobre temas de interesse público, a oportunidade do evento se fez imperativa. E ainda mais relevante às vésperas das eleições.

Na ocasião, o juiz Rodrigo Collaço voltará a enfatizar o objetivo da AMB, que é conscientizar o eleitor sobre a importância do voto. A Associação entende que o voto nulo é uma forma equivocada de protesto, e exorta à sociedade que haja como parceira na luta contra os desmandos do processo eleitoral brasileiro, auxiliando juízes e demais autoridades a fiscalizar as campanhas dos postulantes a cargos públicos em 2006. A AMB acredita que, por meio do livre exercício da cidadania, a Justiça Eleitoral terá boa parte de seus objetivos alcançados, o que significará benefícios revertidos para a própria sociedade.

O encontro é aberto ao público. O CCB fica na 601 Norte.
Mais informações no documento em anexo e nos telefones 3426-0413 e 3426-0414.
Para fazer o download da cartilha da Operação Eleições Limpas clique no link http://www.amb.com.br/portal/eleicoes/.