Professor Marlon, Maria, Edinalva, Vanessa e professora em capacitação Rosa (Foto: Givaldo Ramos da Silva Filho)
Seis acadêmicos e dois professores da UEMS embarcam amanhã (19) para Sampaio, em Tocantins, para desenvolver ações de cidadania e bem-estar no Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários nas áreas da cidadania, bem-estar, desenvolvimento local sustentável e gestão pública, junto aos gestores públicos, lideranças comunitárias e a população de regiões de difícil acesso e/ou comunidades ribeirinhas, com o objetivo de aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes. No Brasil serão 956 rondonistas, atuando em 63 municípios, como Pacaraima, no extremo Norte; Chuí, no extremo Sul; Tabatinga, no extremo Oeste; e Cairu, no Litoral Atlântico.
Sampaio está localizado no extremo norte de Tocantins e possui uma população de 2.400 habitantes. Lá, até o dia 3 de fevereiro, a equipe da UEMS desenvolverá as seguintes atividades: capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania; instalação ou dinamização dos conselhos municipais de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, do meio ambiente, entre outros; orientações para obtenção de registro civil; capacitação de educadores no atendimento a portadores de necessidades especiais; capacitação de agentes de saúde em saúde da família, saúde ambiental e doenças endêmicas locais; capacitação de multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, prevenção da prostituição infantil e prevenção do uso do álcool e drogas; capacitação de multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; organização da implantação de atividades comunitárias solidárias.
Desde que o Projeto Rondon foi reeditado, em
2005, a UEMS participa de suas operações. Para fazer parte, a instituição seleciona, preferencialmente, acadêmicos que já desenvolveram atividades de extensão na universidade, que se formam no ano da viagem e que nunca participaram do Projeto Rondon. Para esta edição foram escolhidos: Lucas de Freiras Alves de Oliveira (Direito/Paranaíba); Edinalva Regina de Oliveira Alves e Maria Félix de Carvalho (Letras/Nova Andradina); Simone de Deus Anzoategui e Rosângela Gonçalvez de Azevedo (Enfermagem/Dourados); e Vanessa de Arruda Brunca (Pedagogia de Paranaíba).
Para a realização das ações, o grupo foi capacitado pelas professoras Cássia Barbosa Reis (Enfermagem/Dourados), Amélia Leite de Almeida (
assessora de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais/Dourados), Eliane Maria de Oliveira Giaccon (Letras/Nova Andradina) e pelos coordenadores, professores Rosa Asmus (Turismo/Dourados) e Marlon Leal Rodrigues (Letras/Nova Andradina).
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home