.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, maio 14, 2008

O Governo Federal deve publicar na próxima semana a Medida Provisória que prevê novos valores de desconto para renegociação de financiamentos agrícola

O Governo Federal deve publicar na próxima semana a Medida Provisória que prevê novos valores de desconto para renegociação de financiamentos agrícolas para pequenos produtores. De acordo com o texto da medida, os descontos para quitação podem variar de 10% a 60% e os prazos de pagamento dilatados em até dois anos.

A ação auxilia diretamente produtores dos municípios de Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo, Japorã e Eldorado, na Região Sul do Estado, pois prevê mecanismos de atendimento de ações emergenciais nas cidades atingidas pelo foco de febre aftosa em outubro de 2005.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a renegociação pode atender 679 mil contratos, chegando a um montante de R$ 5 bilhões refinanciáveis. Os contatos mais novos serão prorrogados, tirando os agricultores familiares da situação de inadimplência.

Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária também serão beneficiados com a redução das taxas anual de juros das operações do Programa Banco da Terra ou Cédula da Terra. O valor desses juros será reduzido pela metade. Para as operações do Programa Nacional de Crédito Fundiário as reduções serão de 6,5% para 5%, de 5,5% para 4%, de 4% para 3% e de 3% para 2%, dependendo do valor financiado. Nos dois casos será permitida a renegociação do saldo devedor inadimplente.

A coordenadora de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar, Letícia Mendonça, estima que levará até o fim de agosto para que, após publicada a medida provisória, os bancos alterem seus sistemas de cobrança e os agricultores familiares e assentados da reforma agrária possam aderir ao novo plano e renegociar suas dívidas.

As informações são de Marcio Breda, do notícias.ms.gov, com Agência Brasil