Delcídio participa de assinatura de convênio da Marinha com a Petrobras
O senador Delcidio do Amaral (PT/MS) participa hoje, às 9h30, da solenidade de assinatura de convênio entre a Marinha e a Petrobras, para a implantação, na Base Fluvial de Ladário, do Centro de Defesa Ambiental do Centro-Oeste. O convênio vai ser assinado pelo Comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, contra-almirante César Sidônio Moreira Souza , o gerente –geral de Articulação e Contingência da Petrobras, Jaime de Seta Filho, e o gerente para a região Centro-Oeste, Marcos Vinicius de Mello. O acordo foi viabilizado com o apoio de Delcídio, que desde o ano passado vinha fazendo gestões junto à empresa com esse objetivo. O senador, durante dois anos, foi diretor de Gás e Energia da Petrobras.
O Centro vai funcionar como um posto avançado de proteção do meio ambiente, para monitorar e combater rapidamente qualquer vazamento de óleo que venha a acontecer no Rio Paraguai. Com esse objetivo, a Petrobras repassará à Marinha materiais e equipamentos, como barreiras de contenção e proteção, mantas absorventes, recolhedores de óleo e geradores de energia, que serão utilizados no novo serviço. A estatal vai fornecer recursos para reformar instalações da Base onde será instalado o Centro de Defesa Ambiental e treinará o pessoal necessário a execução do serviço.
“A consolidação dessa parceira entre a Marinha e a Petrobras vai garantir tranquilidade a todos nós, que nos preocupamos em preservar a boa qualidade das águas do Rio Paraguai. A Petrobras tem uma experiência muito grande em ações de prevenção e combate a acidentes ambientais e está colocando esse conhecimento à disposição da Marinha que, por sua vez, faz um trabalho extraordinário de vigilância e defesa, não só da região de fronteira, mas de todo o Pantanal sul-mato-grossense. Caso ocorra algum acidente, como o derramamento de óleo no rio, o que evidentemente ninguém deseja, o pessoal da Marinha estará devidamente treinado e equipado para agir rapidamente e resolver o problema”, explica Delcidio.
O senador destaca a importância do Centro de Defesa Ambiental do Centro-Oeste na preservação do eco-sistema pantaneiro e de todos os municípios situados ao longo do Rio Paraguai.
“Além da proteção natural à flora e a fauna do Rio Paraguai, o novo serviço vai zelar pela qualidade da água que abastece Corumbá, Ladário e Porto Murtinho. Com o aumento do número de embarcações no rio, em função do desenvolvimento econômico da região, é preciso estar sempre atento para agir rapidamente em caso de acidente”, ponderou Delcídio.
Com informações da assessoria de imprensa do senador Delcídio do Amaral
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home