.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, julho 20, 2005

Mídia brasileira alimenta crise, diz jornal inglês Financial Times

O blog publica abaixo notícia de ontem (19), publicada no jornal Financial Times.
Devido à correria de sempre, ela foi lida ontem, mas acabou não sendo publicada.
Gostaria que os leitores enviassem comentários sobre o papel da mídia nessa crise. O que você acha?
Clique em "comments", aqui embaixo, e envie o seu comentário. Não é necessária a identificação, ok?

Mídia brasileira alimenta crise, diz jornal inglês Financial Times
O diário britânico Financial Times analisa o papel da mídia brasileira na crise e como a competição para publicar furos de reportagem põe em risco a cobertura dos escândalos.

O jornal diz que os "críticos da mídia alertam que, ao não investigar apropriadamente as acusações, os repórteres acabam alimentando o desvario e simplesmente amplificando as alegações em vez de tentar investigar a seriedade das mesmas".

O artigo diz que, "depois de ter escapado da censura há mais de 20 anos, a mídia brasileira ainda tem que descobrir como reportar acusações de corrupção sem assumir que todos os acusados são necessariamente culpados".

O jornal diz ainda que a situação é particularmente ruim porque o PT construiu uma imagem de ética na política.

Já o norte-americano Washington Post destaca o caso brasileiro em editorial. O artigo afirma que, em muitas maneiras, o presidente Lula é uma boa exceção na política brasileira e latino-americana. O jornal comenta a origem humilde de Lula e afirma que ele combina estabilidade macroeconômica com políticas sociais progressivas mas que, mesmo assim, o governo dele está agora envolvido em um escândalo de corrupção.

O jornal afirma que o problema de Lula é parte de um problema maior da América Latina que, apesar de ter superado o período de golpes e ditaduras, ainda conta com instituições políticas fracas e corrupção endêmica. Segundo o Washington Post, o atual escândalo brasileiro reflete isso.

"Por causa da fraqueza dos partidos políticos brasileiros, Lula teve dificuldades para formar coalizões e implementar seu programa", diz o editorial.

O jornal afirma que, se o PT usou subornos como um atalho para alcançar as reformas, não teria sido a primeira vez. Segundo a reportagem, a maior parte dos sistemas políticos na América Latina apresenta facções que permanecem unidas apenas por conta do dinheiro.

Clarín
O jornal argentino Clarín publica, nesta terça-feira, a entrevista dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na França. Em uma das manchetes na editoria internacional, o jornal destaca que Lula admitiu o uso de fundos não declarados em campanhas do PT, afirmando que isso é prática comum no Brasil.

Para o diário argentino, Lula tenta se distanciar das acusações de corrupção afirmando que, depois das denúncias, o PT tem a obrigação de explicar à sociedade brasileira "os erros que cometeu e o que fará para corrigi-los". O jornal também destaca a declaração de Lula de que, desde que foi eleito à presidência, não dirige mais a cúpula do partido.

The Guardian
O britânico The Guardian, também destacou a entrevista de Lula dada na França e, em pequeno editorial, afirma que a corrupção é um problema de todos. O jornal analisa a discussão sobre boa governança como solução para acabar com a corrupção nos países africanos, pouco antes do encontro do G8 em Gleneagles, na Escócia, em que esta ajuda seria discutida.

O artigo afirma que é mais fácil combater do que erradicar a corrupção e, em seguida, cita o Brasil como exemplo de um país importante que hoje sofre com suspeitas corrupção. O diário também cita outros casos de corrupção na Alemanha e nos Estados Unidos. Para o The Guardian, isso prova que escândalos são um fato - horroroso - em democracias estáveis.

As informações são da BBC Brasil.