.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, agosto 22, 2005

Denúncias de Buratti e entrevista de Palocci alteram calendário da semana

A Agência Senado informa que o calendário desta semana da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos foi alterado devido às denúncias feitas na sexta-feira (19) pelo advogado Rogério Tadeu Buratti de que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, teria recebido propina quando era prefeito de Ribeirão Preto (SP) e à resposta de Palocci. O ministro desmentiu as afirmações de seu ex-assessor em entrevista coletiva à imprensa concedida neste domingo (21), em Brasília.
Na quarta-feira (24), a partir das 11h30 (horário de Brasília), a CPI dos Bingos deverá ouvir novamente Rogério Buratti. Ele mesmo, em entrevista à imprensa no último final de semana, já havia se prontificado a depor. A secretaria da comissão ainda espera a confirmação do advogado. Se, no depoimento à CPI, Buratti ratificar parte do que denunciou ao Ministério Público de São Paulo, o próximo da lista a depor será o ministro da Fazenda.
O relator da CPI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), informou à Agência Senado, hoje (22), que a convocação do ministro só será necessária caso Rogério Buratti apresente, em seu segundo depoimento, um fato novo ou traga provas do que disse ao Ministério Público. Caso contrário, observou o senador, estará descartada a vinda de Palocci. Para Garibaldi, o ministro foi "convincente"na entrevista coletiva que concedeu no domingo.
Em nome da bancada governista, o senador Tião Viana (PT-AC) disse à Agência Senado que o ministro Palocci, na entrevista coletiva, "foi tão claro e direto que não deixou qualquer tipo de dúvida". Mas adiantou que Palocci já se mostrou à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o episódio.
O líder da Minoria, senador José Jorge (PFL-PE), em entrevista à imprensa também nesta segunda-feira, anunciou que já tem requerimento pronto convocando Palocci. Mas adiantou que vai aguardar o depoimento de Buratti. Caso sejam confirmadas as acusações, dará entrada no requerimento de convocação do ministro.
- Espero que Buratti venha à CPI e confirme o que disse ao Ministério Público de São Paulo, mas sob uma condicionante: apresente provas documentais necessárias para que seja verificado o que realmente a empresa de lixo Leão&Leão pagou - afirmou José Jorge.
O senador dividiu a entrevista coletiva do ministro em duas partes: a primeira, considerada positiva pelo parlamentar, quando Palocci se expôs perante a opinião pública, respondendo às dúvidas levantadas sobre a sua suposta participação no esquema de recebimento de propina, e a segunda, que considerou negativa, quando, ao responder às perguntas, "tentou proteger Buratti".
Na opinião de José Jorge, o ministro, "para se mostrar realmente revoltado com as denúncias como tentou passar à imprensa", deveria ter dito que iria processar Buratti, o que não ocorreu.
Agenda
A CPI dos Bingos volta a reunir-se amanhã (23), às 11h30 (horário de Brasília), para ouvir depoimento de Marcelo Sereno, ex-assessor especial da Casa Civil e ex-secretário nacional de Comunicação do PT. Ele é apontado como um dos coordenadores de arrecadação de recursos para a campanha do PT nacional no estado do Rio de Janeiro. Na quarta-feira (24), a CPI deverá ouvir Rogério Buratti. Para essa data, estavam marcados os depoimentos do atual presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, e dos ex-presidentes da CEF Danilo de Castro, Sérgio Cutolo e Emílio Carazzai, que deverão ser remarcados. Na quinta-feira (25), deverá depor o advogado Denivaldo Henrique Almeida que, durante a renegociação do contrato para processamento das loterias federais entre a Caixa Econômica Federal e a Gtech, entre março e abril de 2003, manteve intensas conversas com Buratti.

Comentário do blog: A Rádio Independente, sintonizada em 1020 kHz - a mais potente do Pantanal Sul e região sudoeste, com 10 kW e cobrindo mais de 20 localidades, num raio de 25o quilômetros, com centro em Aquidauana, MS - transmitirá todos os depoimentos, ao vivo, via satélite e em cadeia com a Rede Jovem Pan Sat, a partir das 10h30 (horário de Mato Grosso do Sul). O(a) leitor(a) do blog poderá clicar nos links ativos - clicando nos nomes das emissoras - e ouvir os depoimentos pela internet.