.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, agosto 23, 2005

Políticos, a experiência dos idosos e a pureza das crianças















O título postado acima reflete e tenta resumir o pensamente que veio à minha cabeça, nesta tarde, durante o intervalo no depoimento do ex-deputado federal e atual presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na CPMI do Mensalão, em Brasília.
Corri para fazer um lanche e, em frente a outro monitor, ligado na TV Senado e ouvindo a Rádio Independente; vi crianças assumindo a Mesa Diretora e o plenário do Senado. Participavam de um ato simbólico, dentro da Agenda 21, conforme já publicado aqui no blog, em postagens anteriores.
Na mesma hora, parei e comecei a sonhar. E se todos os nossos políticos, sem exceção, tivessem a grande experiência acumulada ao longo dos anos pelas pessoas mais idosas; aliada à pureza das crianças? Sim, crianças como aquelas que eu via na telinha da TV Senado, enquanto continuava ouvindo as reportagens sobre a CPI do Mensalão.
Será que sou utópico demais? Talvez sim. Provavelmente eu esteja sonhando demais, como já escreveu John Lennon em "Imagine". Mas confesso que já pensei nisso, muitos anos atrás, quando entrei para a política e permeneci por apenas quatro anos.
Comentei, em 1996, com um colega jornalista, com grande experiência na política, que iria manter a posição contra a corrupção, o narcotráfico e as maracutaias em geral. Do alto da sua experiência, esse colega que respeito muito olhou para mim e disse: --Ei, Armandinho, você quer ser mais um pensando que pode mudar o mundo? Não tem jeito não, meu garoto. A engrenagem é forte e enferrujada demais. No fim eles vão isolar você.
Olhei para o amigo, de pé à minha frente e rebati: --Vale a pena tentar, lutar.
Ele apenas deu um sorriso maroto. Sabia que eu era apenas um jovem cheio de sonhos.
Anos depois, sinto que infelizmente ele estava certo. A perseguição foi muito grande. O corpo e a mente sentem. Mas a alma continua inteira. Não foi vendida. Viva a resistência.
Lembro de Fernando Pessoa dizendo que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
Somos humanos, com erros e acertos. Às vezes, tentamos fazer o melhor, mas mesmo assim o nosso melhor não é o suficiente.
Mas vale continuar tentando, lutando. Muitas vezes, também, errando. Só não erra quem nada faz, nada tenta.
Que imagem linda essa do Senado com as crianças tomando conta de tudo. Elas não estão contaminadas pela corrupção que atinge alguns. Ou muitos, quem sabe? Têm a pureza no coração e na alma.
Nesta terça-feira de tantos depoimentos nada esclarecedores nas CPIs, essa é a minha foto do dia. Ela é de autoria de Roosewilt Pinheiro, da Agência Senado
Espero que o(a) leitor(a) goste.