.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, agosto 17, 2005

Tasso: Lula e PT desmerecem a democracia do país

O blog publica notícia da Agência Tucana, do PSDB:
Tucano ocupou a tribuna em resposta a Sarney
Brasília (16 de agosto) - O governo do presidente Lula e a cúpula do PT desmerecem a história dos movimentos de esquerda e a democracia brasileira. A análise foi feita pelo senador Tasso Jereissati (CE), no início da noite desta terça-feira, em resposta a um longo discurso do senador José Sarney (PMDB-AP), ex-presidente da República e do Senado. O peemedebista ocupou a tribuna para defender o governo. Sarney afirmou que Lula "está pagando pelos erros de seu partido" e levou a entender que a oposição está confundindo combate à corrupção com luta pelo poder.PESSOAS DE MÁ-FÉ"Sarney cometeu uma injustiça. Quem denunciou os desmandos foram os próprios aliados do presidente Lula. As denúncias partiram do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), do homem que cuidou da imagem de Lula e do PT [o publicitário Duda Mendonça], do ex-deputado Valdemar da Costa Neto (PL-SP). O próprio presidente interino do PT, Tarso Genro, fez profundas acusações contra o partido", esclareceu Tasso. Para o tucano, se o PT estivesse na oposição neste momento, já teria saído às ruas com manifestações violentas. O senador lembrou que, em 1998, Tarso Genro escreveu artigo na Folha de S. Paulo pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "O 'fora FHC' era algo generalizado", recordou. Na avaliação de Tasso, o processo eleitoral precisa de uma reforma, mas não serão apenas as mudanças legais que diminuirão os desvios de conduta, ao contrário do que sugeriu Sarney. "O sistema político ficou pior quando um grupo de pessoas de má-fé assumiu o poder e montou um esquema de corrupção tão sistêmico que chegou à metástase em toda a máquina pública", argumentou.
EPISÓDIO LAMENTÁVEL
Tasso lembrou que, em seu primeiro discurso, ainda em 2003, reconheceu a importância da eleição de um nordestino retirante, metalúrgico e líder sindical ao cargo mais importante da República. "No entanto, o que se viu depois disso foi a construção de um dos episódios mais lamentáveis da história do Brasil", lamentou. "A verdade precisa ser estabelecida. A oposição não contribui para esse episódio. Ao contrário, atuou de modo a minimizá-lo. A esquerda está decepcionada com um partido e um governo que não a representou", resumiu.O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), endossou o discurso de Tasso, ao dizer que ficou decepcionado com as palavras de Sarney. "O ex-presidente deu apenas uma satisfação a Lula, quando deveria dar uma demonstração de grandeza ao país, reconhecendo que há corrupção sistêmica no governo e defendendo a apuração de todos os fatos", assinalou. "A crise é voraz e Sarney não colaborou, nada acrescentou, não progrediu, não fez o Brasil avançar", criticou.
FALTOU CORAGEM A LULA
Virgílio também elogiou Tasso por fazer um discurso a favor da nação, a despeito de sua amizade com o ex-presidente da República. Para o senador Sérgio Guerra (PE), diante do atual quadro político, nenhum discurso contribuirá se não for feito com sinceridade. "A desconstrução do PT ocorre a partir de seu próprio núcleo. Lula deveria ter a coragem política e assumir que José Dirceu [ex-chefe da Casa Civil] foi o responsável por muitos dos atos do seu governo", avaliou.O senador Lenonel Pavan (SC) lembrou que a oposição não faz o jogo do "quanto pior, melhor". "O que está em questão não é ideologia de direita ou esquerda, mas uma relação promíscua articulada com bandidos que se aliaram a quem chegou ao poder", esclareceu. Por fim, Tasso afirmou que as bandeiras históricas do PT nada tem a ver com o governo Lula. "Com relação à ética, foi o partido que mais abusou da sua total ausência", lamentou. Para o tucano, mesmo que o partido seja banido e o presidente sofra um processo de impeachment, a democracia não será punida.

Comentário do blog: Aqui neste espaço, todas as fontes são utilizadas. Neste momento de grave crise nacional, o blog oferece ao leitor várias notícias, de fontes diferentes. São fatos, muitas vezes, com versões distintas. Na democracia que sabe usar a liberdade de imprensa, com responsabilidade, o leitor analisa tudo o que lê e tira as suas conclusões.
Espero que o leitor do blog goste dessa democracia na informação.