.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, setembro 02, 2005

Depoimento de Gushiken é adiado e semana será dedicada à análise de documentos

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios não vai ouvir, na próxima semana, o chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência, Luiz Gushiken, como programado anteriormente, já que o Congresso estará esvaziado pelo recesso da Semana da Pátria. Segundo o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), o período será de análise de documentos. O presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), também informou que a semana será dedicada a trabalhos internos e anunciou a criação de duas subcomissões, destinadas a investigar denúncias relacionadas aos fundos de pensão e ao IRB - Brasil Resseguros.
Quanto ao adiamento da convocação de Gushiken, Serraglio comentou que será benéfico.
- A própria oitiva do ex-ministro Gushiken, quanto mais a postergarmos, mais proficiente será porque teremos condições de avançar nas análises dos documentos. Uma coisa é você perguntar ao ministro a partir de notícias divulgadas ou de algum depoimento esparso. Outra é ter a análise - que ainda não temos - dos contratos de publicidade e das operações, como se realizaram, como os editais foram emitidos - disse.
Serraglio acrescentou que o depoimento pode ser marcado para a semana seguinte, que teria, assim, dois depoimentos em vez de um, como agendado inicialmente (Daniel Dantas, do Opportunity, está convocado para o dia 14). O deputado também afirmou acreditar nas investigações sobre as denúncias de corrupção que já estão sendo feitas por órgãos como o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público e a Controladoria Geral da União.
- Está havendo, sim, um avanço, mas é muita coisa, nós estamos devassando o país, é quase uma operação mãos-limpas. O que vale é que a população já percebeu mudanças radicais, ainda que sejam não em relação a levantamentos, mas ao que elas ocasionaram - completou.
O presidente da CPI adiantou que em 15 dias a comissão deve divulgar mais um relatório parcial.
- A CPI entra agora numa nova fase, menos política e mais técnica, principalmente na busca das origens dos recursos e na análise de contratos - destacou Delcídio, que anunciou a contratação de uma empresa de consultoria para auxiliar os parlamentares nos trabalhos de investigação.
O senador acrescentou que as CPIs vão trabalhar muito esta semana, "só que longe dos holofotes". Além da análise dos documentos, a comissão que investiga casos de corrupção nos Correios deverá preparar a agenda para este mês.
As CPIs dos Bingos e do Mensalão também estão sem reuniões agendadas para a Semana da Pátria, que deverá ser destinada a acelerar o exame de documentos que já estão de posse dos parlamentares, como informaram as secretarias das duas CPIs.
Conselho de Ética
O relator Osmar Serraglio afirmou que é preciso dar um prazo para o presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti, tomar as providências sobre o envio do pedido de cassação dos 18 deputados envolvidos com o mensalão ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. O pedido foi aprovado na quinta-feira (1) em relatório conjunto das CPIs dos Correios e do Mensalão.
- Mas um prazo no limite do necessário para que tome as providências e que fique claro que não está postergando - disse.
Serraglio acredita que o envio dos pedidos de cassação pela Mesa Diretora da Câmara tem mais peso político, e que só se houvesse demora, por parte do presidente da Casa, no encaminhamento da documentação ao Conselho de Ética é que os partidos deveriam encampar o pedido.
As informações e a foto, de arquivo, são da Agência Senado.