Procurador alerta para disputa entre produtores no Taquari
O procurador reconhece que a região já tem alto potencial erosivo. No entanto, as atividades exercidas no planalto, principalmente a pecuária, aumentaram a erosão. Os conseqüentes transbordamentos do rio inundaram a parte baixa, na planície. Já o Ibama tem adotado uma fiscalização mais intensa, passando a multar os produtores do Alto Taquari."
A questão assume cada vez mais contornos socioeconômicos muito graves. Chegou o momento das ações emergenciais", alertou. O Ministério Público propõe a busca de soluções por meio de parcerias, e não pela repressão. O procurador destaca que as causas dos problemas foram levantadas, e os técnicos já apresentaram as soluções mais viáveis.
Pesca
Já a chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal, Emiko Kaokamide Resende, avisa que a produção pesqueira da parte baixa do Taquari diminui gradativamente. "O leito do rio está entupido de areia, o que faz com que, mesmo na seca, a região fique inundada", lamenta. Com isso, altera-se a cadeia alimentar do Pantanal. "Há mais água, mas há menos alimento, porque ambientes permanentemente inundados geram a perda de espécies."
O pesquisador da Embrapa Pantanal Sérgio Galdino observou que, desde meados da década de 1970, o governo incentivou programas de expansão de fronteiras agrícolas. Isso redirecionou o sistema produtivo no planalto da bacia do Taquari. Segundo o órgão, em quase 26 anos, o desmatamento cresceu 1.820%, enquanto o aumento no volume das enxurradas foi de 15% e no de sedimentos, de 77,2%.
Recuperação
Galdino citou experiência da Embrapa em Coxim (MS) com o objetivo de difundir sistemas de recuperação e manejo de pastagens voltados à redução das perdas de solo e água na bacia do Alto Taquari. O experimento recomendou a implementação de um programa de controle de erosão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com educação ambiental, adoção de práticas conservacionistas de solo e recomposição de matas ciliares.
A audiência continua no plenário 6.
As informações são da Agência Câmara.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home