.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, outubro 21, 2005

Chuva forte no Pantanal estica o plantão nos transmissores

A chuva continua forte aqui no Pantanal Sul. Nas regiões de Aquidauana e Anastácio - cidades situadas a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande - os raios estão de volta, obrigando este repórter a permanecer quase que 24 horas por dias no chamado "plantão dos transmissores".
A incidência de raios nesta região - conforme já informei em postagens anteriores - é uma das maiores em todo o Brasil.
O grande risco nessas ocasiões de fortes chuvas é a torre de transmissão da Rádio Independente - com 72 metros de altura e com a maior potência do Pantanal Sul - ser atingida por uma raio. A descarga elétrica, quando é muito intensa, desce pela torre, e mesmo com a ação do centelhador localizado na sua base, passa pela caixa de sintonia, percorre o cabo coaxial e chega ao transmissor principal, com 10 kW. Normalmente, o estrago é muito grande.
Em Campo Grande - fui informado nesta tarde pelo amigo e técnico em eletrônica Bosco Bertoni, que faz a manutenção na Rádio Independente - um raio atingiu a torre de transmissão de uma emissora, derrubando-a e causando sérios danos ao transmissor principal. A FM está fora do ar devido ao raio.
É por isso que todo o cuidado é pouco nessa época do ano.
Mais uma vez, peço e espero contar com a compreensão dos (as) leitores (as) do blog. Normalmente, faço atualizações durante todo o dia, coordenando também a edição do site Pantanal News. Nesses dias, no entanto, isso não está sendo possível.
Retorno agora ao Parque de Transmissores, depois de uma rápida escala aqui na redação.

Peço o seu voto para o Blog do Armando (Armandinho) Anache.
Basta clicar no "banner" abaixo.
Obrigado!
The BOBs - BEST OF THE BLOGS - Deutsche Welle International Weblog Awards 2005