Ministro da Agricultura se reúne com autoridades paraguaias
Eldorado (MS) - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, se encontrou, em Eldorado, com autoridades paraguaias para discutir a neutralização do foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul.
Ele comunicou ao presidente do Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai), Hugo Corrales, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado em encontrar as razões pelas quais o problema ocorreu. Segundo o ministro, o objetivo é buscar esclarecimentos, não apontar culpados.
A reunião foi motivada pelo fato de Eldorado, município onde foi detectado o foco, estar próximo à fronteira com o Paraguai, no sul do Estado. Por conta disso, o país vizinho já havia determinado, no dia 11 de outubro, a proibição de ingresso de animais provenientes de Mato Grosso do Sul, a desinfecção de todos os veículos que ingressem do Brasil e a vigilância epidemiológica em estabelecimentos criação de gado da fronteira.
O diretor-presidente da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Vegetal e Animal de Mato Grosso do Sul), João Crisostomo Mauad Cavalléro, mencionou, na chegada do ministro à Base Aérea de Campo Grande, antes de seu deslocamento para Eldorado, a importância de um trabalho conjunto entre os dois países, já que os focos detectados em Mato Grosso do Sul nos últimos quinze anos foram em regiões de fronteira com o Paraguai.
Agenda - Além de reunir-se com autoridades paraguaias e acompanhar o trabalho das equipes da barreira sanitárias na estrada que dá acesso à fazenda Vezozzo (onde foi detectado o foco da doença), o ministro Roberto Rodrigues conversou com a família proprietária da fazenda e donos de propriedades vizinhas. Ele elogiou a atuação da Iagro e disse que todas as medidas emergenciais foram tomadas conforme as regras internacionais.
Acompanharam o ministro nas atividades em Eldorado o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, José Antônio Felício; o diretor-presidente da Iagro, João Crisostomo Mauad Cavalléro; o secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira e o representante do Centro Pan-Americano da Febre Aftosa, Gilfredo Dorsi.
Na reunião com autoridades paraguaias compareceram o presidente e o diretor da Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai), Hugo Corrales e Manuel Barbosa, respectivamente; e o responsável pelo serviço sanitário paraguaio, Ricardo Feltes.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home