Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa amanhã
São Paulo - Começa amanhã (1º) a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa em 15 estados e no Distrito Federal. O objetivo é vacinar mais de 160 milhões de bovinos, o que corresponde a 80% do rebanho total do país. O Distrito Federal e alguns estados como Goiás, Rondônia e São Paulo, anteciparam para outubro o início da segunda etapa devido aos casos de febre aftosa registrados no Mato Grosso do Sul.
"Essa ação conjunta nesse momento é absolutamente essencial para que tenhamos transparência nos processos de abertura de mercado. Nenhum animal pode ficar sem vacinação no Brasil", disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. Ele afirmou que a demora na divulgação do laudo sobre a suspeita de aftosa no Paraná é negativa para o país porque passa a impressão de falta de transparência. "Estamos trabalhando para efetuar o mais rápido a realização dos testes e resultados definitivos. A demora dos resultados não é um fator positivo e favorável para a negociação da suspensão dos embargos". Desde o registro do primeiro foco da doença no início do mês, quase 50 países suspenderam a compra de carne brasileira.
Rodrigues disse esperar que o embargo seja suspenso até o final do ano. Segundo ele, o Brasil vai enviar missões aos países compradores para apresentar as ações contra a aftosa.
O ministro destacou que o governo ainda investiga a origem do foco da doença. Além disso, devem ser instalados laboratórios em quatro estados: Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo Rodrigues, o ministério também negocia a realização concursos públicos para contratação de 610 técnicos de nível médio e 200 de nível superior.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home