Resultados da Pnad surpreenderam até críticos do governo, afirma Lula
Resultados da Pnad surpreenderam até críticos do governo, afirma Lula. A notícia é de Carolina Pimentel, repórter da Agência Brasil:
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que os resultados da Pesquisa Nacional por Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) surpreenderam até os críticos do governo. "Nossos adversários do mundo político ficaram surpresos com os dados da Pnad. E os dados da Pnad não foram melhores porque nós tivemos, em 2003, um ano muito apertado. Era o primeiro ano do nosso governo. Muita gente ficou surpresa", afirmou Lula, na última reunião deste ano do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, a pesquisa não tem nenhum resultado negativo. "O dado concreto é que não tem um único dado na Pnad que não seja um dado positivo da conquista do nosso governo e da sociedade brasileira. Isso significa melhoria de qualidade de vida, significa melhoria da segurança alimentar e significa que as pessoas estão comendo mais", acrescentou. O presidente ressaltou que está "particulamente feliz" com a pesquisa e citou o programa Bolsa Família como um dos êxitos do governo. A previsão é atender 8,7 milhões famílias até o final de 2005.
De acordo com Lula, a meta não foi alcançada antes devido à falta de um cadastro adequado das famílias. "Não chegamos mais rápido porque tem um problema de cadastro, porque trabalhamos com um cadastro muitas vezes difícil de ser organizado, depende de acordos com as prefeituras. Umas com muita boa vontade, outras com menos vontade". E acrescentou: "O dado concreto é que o resultado está para quem quiser ver e nós precisamos utilizar isso como satisfação do trabalho que nós fizemos nesses três anos".
O presidente falou também sobre a liberação de R$ 6,2 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o que significou R$ 4 bilhões a mais em comparação com o montante da safra 2004/2005.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home