.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, dezembro 13, 2005

Delcidio se diz contra convocação de diretores do BC

Arquivo do blog/Célio Azevedo/Ag. Senado/1.12.05
O presidente da CPMI dos Correios, senador Delcidio Amaral (PT-MS), afirmou que a reunião que ocorre neste momento entre integrantes da comissão e do Banco Central poderá evitar a futura convocação de diretores da autarquia. "Vamos esperar para ver se as explicações são pertinentes para evitar a convocação da diretoria do Banco Central", disse, ao seguir para a reunião de líderes. Delcidio é contrário à convocação desses diretores devido à "responsabilidade que envolve esses cargos". Para o senador, uma eventual convocação da diretoria da Banco Central com base apenas nas declarações feitas pelo ex-superintendente do Banco Rural Carlos Godinho seria precipitada. Godinho, em depoimento na CPMI na semana passada, disse que os empréstimos feitos pelo banco ao PT e à agência de publicidade SMPB, do empresário Marcos Valério, foram atípicos e que foram feitos para não ser pagos e que a cada 90 dias eram renovados, sem nunca serem liquidados e sem nenhuma amortização dos juros. "Eu duvido que um diretor do Banco Central, com a responsabilidade que ele tem, faria vista grossa a algum tipo de operação", considerou o senador. Apesar da defesa, Delcidio admitiu que há falhas nos sistemas de controle do sistema financeiro por parte do Banco Central e disse já ter conversado com o presidente da autarquia, Henrique Meirelles, para que a CPMI e o BC apresentem proposta conjunta que melhore esse controle.
Recesso
Questionado sobre o andamento das investigações da comissão nos próximos meses, Delcidio Amaral afirmou que vai defender a continuidade dos trabalhos durante o recesso, desde que não haja custo para a Câmara ou para o Senado. "É necessário avaliar possibilidade jurídica para isso."
Caso não seja aprovada a convocação extraordinária do Congresso, o presidente da comissão anunciou que os integrantes da CPMI irão trabalhar, mas não poderão marcar depoimentos. Delcidio destacou ainda que as sub-relatorias de Movimentação Financeira, de Contratos e a do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) deverão concluir seus trabalhos até fevereiro, ficando pendente apenas a sub-relatoria de Fundos de Pensão, "que é mais recente e trata de um tema mais complexo".
As informações são da Agência Câmara.