Desapropriação de terras causa tensão entre índios em Mato Grosso do Sul
Brasília - A Polícia Federal espera a chegada em Campo Grande (MS) de agentes de Brasília para cumprir decisão judicial de desapropriação das terras dos índios Guarani Kaiowá. A informação é do coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Odenir Oliveira.A Funai realiza, neste momento, reunião no local. O temor é de que haja um conflito entre índios e policiais. Odenir explica que os índios "estão absolutamente preocupados em ver suas casas destruídas". Na sexta-feira, em carta, os Guarani afirmaram que só saem mortos da terra. "Resistiremos até o último fôlego da nossa vida", diz o documento.
O coordenador da Funai afirma que "não sabemos da capacidade de ação" dos índios. Ao todo, 700 índios vivem na terra Ñande Ru Marangatu, no município de Antônio João, a cerca de 430 quilômetros de Campo Grande.
Na última quinta-feira, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo, desembargadora Diva Prestes Marcondes Malerbi, indeferiu pedidos do Ministério Público Federal para suspender os mandados de reintegração de posse e restaurou a validade de mandados.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home