.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, dezembro 10, 2005

Sociedade está vigilante contra golpismos, diz Mercadante

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (SP), ponderou hoje que há setores da oposição que são golpistas, embora outros sejam responsáveis e democráticos. Ele comentou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cúpula do Mercosul, em que comparou o comportamento de opositores de seu governo aos golpistas da Venezuela. “Mas a democracia se consolidou no Brasil, a sociedade civil está bastante vigilante e atuante e o país sabe o valor da democracia. Sabe a importância que é o processo eleitoral e a alternância do poder. Por isso, espero que essas teses que, hoje, são minoritárias, não prosperem no ambiente político que o país exige”, declarou.
Ele lembrou que, em sessenta anos de história do Brasil, só três presidentes eleitos democraticamente conseguiram concluir o mandato. “Isso demonstra que essa vocação golpista de um setor conservador da elite sempre esteve presente, especialmente em mais de 20 anos de ditadura militar”, falou Mercadante, antes do início da reunião do Diretório Nacional, em São Paulo.
O senador considera ser evidente que o Brasil está entrando num ano eleitoral, portanto, “a disputa sempre acirra os ânimos, os pronunciamentos, as atitudes”. Ele ponderou que, o importante é preservar a economia brasileira e, sobretudo , buscar uma disputa eleitoral propositiva. “Mais do que acusações, nós precisamos de propostas para resolver os problemas do país”, falou.
Finanças
Mercadante lamentou que o PT tenha pago dívida à Coteminas com dinheiro irregular, conforme depoimento do ex-tesoureiro Delúbio Soares. “Tudo isso não só é lamentável, como inaceitável”, falou. Ele se referia a uma série de decisões feitas na tesouraria do partido que nunca foram discutidas e que a direção nacional nunca teve conhecimento, e “jamais autorizaria”. “Essa foi mais uma surpresa desagradável, dessas que aparecem a cada dia”.
Ele disse que, se o PT tem dívidas, é evidente que vai ter que honrar. Mas ele ponderou, também, que a crise fiscal e financeira do partido é muito grave. Ele lembrou que, sequer os funcionários estavam recebendo integralmente os seus salários. “Nós estamos fazendo um esforço grande de arrecadação financeira”, disse, sobre a campanha de arrecadação lançada pelo partido, prevista para ser encerrada no próximo dia 13. Para Mercadante, o prazo era uma referência, mas os petistas vão ter que continuar levantando recursos e muitas iniciativas vão estar sendo feitas. Ele anunciou iniciativa sua de fazer um jantar no restaurante Dinho´s Place, na segunda-feira, exclusivamente para levantar recursos para diminuir a crise financeira do PT.
Ele contestou, ainda, a existência de provas no sentido de que haja dinheiro de Fundos de Pensão no caixa dois do PT, conforme sugere o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Segundo o senador petista, o que há são indícios de operações ao longo dos últimos cinco anos, portanto, anterior ao atual governo, de eventuais perdas dos Fundos de Pensão. “Isso tudo tem que ser investigado, apurado, temos que ir até o fim para verificar se houve de fato prejuízos indevidos, quem foram os beneficiados e, seja quer for, tem que ser punido.

Fonte: Cezar Xavier, do Portal do PT