Sociedade está vigilante contra golpismos, diz Mercadante
Ele lembrou que, em sessenta anos de história do Brasil, só três presidentes eleitos democraticamente conseguiram concluir o mandato. “Isso demonstra que essa vocação golpista de um setor conservador da elite sempre esteve presente, especialmente em mais de 20 anos de ditadura militar”, falou Mercadante, antes do início da reunião do Diretório Nacional, em São Paulo.
O senador considera ser evidente que o Brasil está entrando num ano eleitoral, portanto, “a disputa sempre acirra os ânimos, os pronunciamentos, as atitudes”. Ele ponderou que, o importante é preservar a economia brasileira e, sobretudo , buscar uma disputa eleitoral propositiva. “Mais do que acusações, nós precisamos de propostas para resolver os problemas do país”, falou.
Finanças
Mercadante lamentou que o PT tenha pago dívida à Coteminas com dinheiro irregular, conforme depoimento do ex-tesoureiro Delúbio Soares. “Tudo isso não só é lamentável, como inaceitável”, falou. Ele se referia a uma série de decisões feitas na tesouraria do partido que nunca foram discutidas e que a direção nacional nunca teve conhecimento, e “jamais autorizaria”. “Essa foi mais uma surpresa desagradável, dessas que aparecem a cada dia”.
Ele disse que, se o PT tem dívidas, é evidente que vai ter que honrar. Mas ele ponderou, também, que a crise fiscal e financeira do partido é muito grave. Ele lembrou que, sequer os funcionários estavam recebendo integralmente os seus salários. “Nós estamos fazendo um esforço grande de arrecadação financeira”, disse, sobre a campanha de arrecadação lançada pelo partido, prevista para ser encerrada no próximo dia 13. Para Mercadante, o prazo era uma referência, mas os petistas vão ter que continuar levantando recursos e muitas iniciativas vão estar sendo feitas. Ele anunciou iniciativa sua de fazer um jantar no restaurante Dinho´s Place, na segunda-feira, exclusivamente para levantar recursos para diminuir a crise financeira do PT.
Ele contestou, ainda, a existência de provas no sentido de que haja dinheiro de Fundos de Pensão no caixa dois do PT, conforme sugere o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Segundo o senador petista, o que há são indícios de operações ao longo dos últimos cinco anos, portanto, anterior ao atual governo, de eventuais perdas dos Fundos de Pensão. “Isso tudo tem que ser investigado, apurado, temos que ir até o fim para verificar se houve de fato prejuízos indevidos, quem foram os beneficiados e, seja quer for, tem que ser punido.
Fonte: Cezar Xavier, do Portal do PT
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home