.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Deputados criticam medida para reduzir gasto em campanha

O vice-líder do PDT André Figueiredo (CE) criticou há pouco no Plenário a proposta de limite de gastos para campanhas eleitorais prevista no Projeto de Lei 5855/05, do Senado. Para ele, os principais prejudicados serão candidatos que têm base social e não contam com a ajuda de empresas. André Figueiredo diz que a proibição de doações de entidades sem fins lucrativos que recebam recursos no exterior, caso da maioria das ONGs, atinge esses candidatos, enquanto empresas multinacionais poderão doar livremente a candidatos. "O que não queremos são os gastos exorbitantes, mas, da forma como está, o que estamos proibindo aqui é o caixa um", concluiu.
O mesmo questionamento foi feito pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE), que adverte que, se o projeto for aprovado como está, haverá vantagens apenas para os candidatos ligados ao poder econômico. "Como se pode proibir a distribuição de buttons e não o uso de backlights e outdoors que ficam à margem de grandes avenidas?", indagou. Para ele, a proposta precisa ser aperfeiçoada para não gerar distorções. Ele concorda com a proibição do uso de trio-elétricos e showmícios, mas não permitir o uso de pequenos carros de som em praças e portas de fábrica seria um equívoco, em sua opinião.
Mídia
O deputado Eduardo Valverde (PT-RO), embora também tenha críticas à proposta, considerou válida a preocupação com o tema. Para ele, o discurso de mídia cria várias ilusões e acaba distorcendo a vontade popular, ao não permitir que a população construa referenciais políticos. "É preciso que a população não veja o marketing e, sim, a qualidade programática do candidato", analisou.
As informações são da Agência Câmara.