Silvio Pereira deverá depor nesta semana
O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira deverá depor na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos na quarta-feira (10) ou no mais tardar na quinta-feira (11), a partir das 11 horas (horário de Brasília). A informação é da secretaria da CPI, que já prepara o pedido de intimação que deverá ser entregue ao ex-dirigente petista pela Polícia Federal.
Silvio Pereira irá comparecer à CPI dos Bingos para esclarecer informações que concedeu ao jornal O Globo na edição de ontem (7). Na entrevista, Silvinho, como é mais conhecido, garantiu que o empresário Marcos Valério pretendia arrecadar R$ 1 bilhão com o PT no governo. Ainda segundo o ex-dirigente do PT, "mandavam no partido" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os então deputados José Dirceu e José Genoíno, além do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).
A vinda de Silvio Pereira à CPI dos Bingos tem todas as condições para não ser atropelada por prazos regimentais. É que no dia 4 de outubro de 2005 foi aprovado requerimento de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP) convocando para depor o ex-secretário-geral do PT. Naquela época, Silvinho havia sido acusado de receber de presente, do dono da empresa GDK, que tinha contratos com a Petrobras, um veículo da marca Land Rover. O depoimento foi marcado para 9 de novembro, mas os advogados dele obtiveram junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) liminar para que Silvio não comparecesse para depor sob a alegação de que não fora intimado em tempo hábil.
Fatos novos
O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), admitiu hoje que esses "fatos novos" podem atrasar a apresentação do relatório final da comissão, marcada para o dia 5 de junho, data fixada pelo relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Efraim acredita que a comissão poderá encerrar os trabalhos no prazo inicialmente agendado, 24 de junho. O senador informou ainda em entrevista à imprensa que na reunião de amanhã (9), às 11 horas, um membro da CPI também deve apresentar requerimento convocando para depor o empresário Marcos Valério.
Os últimos episódios não irão alterar, porém, a agenda dos trabalhos da CPI desta semana. A presidência manteve para esta terça-feira o depoimento do presidente da Federação Brasileira dos Bingos (Febrabingo), Carlos Eduardo Canto. Nesta mesma terça-feira, um grupo formado por cinco senadores viaja para Cuiabá (MT) com o objetivo de ouvir João Arcanjo Ribeiro, o Comendador, suspeito de ter participado em 2002 da trama que culminou com o assassinato do então prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, do PT, crime que está sendo investigado pela comissão.
Arcanjo será ouvido a partir das 10h na Penitenciária Regional Pascoal Ramos, onde cumpre pena de 37 anos de prisão por homicídio, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Ele é apontado como chefe do crime organizado, incluindo a rede de jogo ilegal em Mato Grosso. A comitiva que irá ouvi-lo é coordenada pelo senador Romeu Tuma.
É bem provável que esta semana a CPI também vote requerimentos considerados polêmicos, entre eles o que pede a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto. Ele á acusado de ter pagado contas do presidente da República e da filha de Lula da Silva, Lurian Cordeiro.
Outro requerimento que deverá ser apreciado é o que pede a convocação do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso, acusado de ser um dos principais responsáveis pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, o Nildo.
As informações são de Cláudio Bernardo, repórter da Agência Senado
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home