.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 18, 2006

Instituições promovem workshop sobre monitoramento biológico no Pantanal

De 22 a 24 de setembro, a Earthwatch Institute em parceria com a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Pousada Araraúna e Fundação Manoel de Barros, promovem o workshop Monitoramento biológico e suas implicações na conservação, desenvolvimento e sustentabilidade no Pantanal e entorno. A finalidade é promover encontro entre representantes de universidades, Ongs, órgãos governamentais e membros da comunidade para discutir o assunto por meio da apresentação de estudos de caso. O workshop acontece na Pousada Araraúna, localizada no Instituto de Pesquisa do Pantanal, mantido pela Universidade na região do Pantanal do Rio Negro, no município de Aquidauana.

Na sexta-feira (22), às 6h, está prevista a saída para a Pousada. Às 15h, o reitor da UNIDERP, professor Pedro Chaves Santos Filho fará a abertura do evento. Em seguida terá a apresentação de programa institucional de pesquisa da Universidade, pelo professor Silvio Jacks. Às 15h30, a coordenadora de Campo da Earthwatch Institute, Ellen Wang realiza a apresentação do Conservbation Research Iniciative, CRI Pantanal. Às 15h40, Marcos Eduardo Coutinho, coordenador técnico do Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios – RAN RAN/Ibama sobre Programa de monitoramento de crocodilianos brasileiros; às 16h05min, Alexine Keuroghlian, Pesquizadora da Uniderp / FMB, sobre Disponibilidade de frutos na Mata Atlântica e Pantanal e suas implicações na conservação de pecarídeos. Às 16h30min, os participantes se dividem em dois grupos para realizar safári fotográfico com visitação à torre de observação e passeio de barco pelo Rio Correntoso.

Tatiana Pádua, médica veterinária da FMB, inicia os trabalhos no dia 23, às 7h45min, falando sobre Avaliação de microorganismos infecciosos em queixadas, catetos e porcos ferais, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Em seguida Marcos de Barros Costa Curta, biólogo da Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul, REPAMS discute Implementação do sistema de monitoramento ambiental da Reserva Particular do Patrimônio Natural, RPPN Fazenda São Geraldo, Bonito-MS. Às 8h35min, Carolina Ferreira Santos, Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, aborda o tema Efeito do fogo na comunidade de morcegos da Fazenda Nhumirim; às 9h, Maria Antonietta Castro Pivatto, sócia-propietária da Hot Spot Brasil, apresenta Relatórios de monitoramento em três sítios turísticos de Bonito e Jardim, MS: Estudo da avifauna; e às 9h25min, Felipe Tadashi Coelho, engenheiro de Meio Ambiente Mineração Corumbaense Reunida S/A – MCR, Monitoramentos e recuperação Ambientais realizados na MCR.

Às 10h15min, Julieta Genini, estudante de Pós Graduação da Universidade Estadual Paulista, Unesp – Rio Claro fala sobre Frugivoria e dispersão de sementes no Pantanal; às 10h40min, Moacir Lacerda, professor da UFMS, sobre Monitoramento de descargas elétricas no Pantanal e entorno; às 11h05, Rosana Pereira, IBAMA/MS sobre Monitoramento da pesca em Mato Grosso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UNIDERP