.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sexta-feira, maio 04, 2007

Fundadores sáudam os 45 anos da Independente

Fotos: Francis Torres/Arquivo Pantanal News/1º.5.06
No dia 1º de maio de 2006, o "vermelhinho" da Independente localiza - trabalhando numa das obras que apóia - e entrevista o fundador Antonio Garcia

Recebo, dos fundadores da rádio Independente, Antonio Garcia e sua mulher, Tota; a mensagem que publico abaixo. Eles inauguraram, em 1º de maio de 1962, a rádio Independente. Em 1985, a antiga "Martelinho" foi comprada pela Organização Armando Anache. Em 1988, a emissora aumentou sua potência para 10kW e colocou em operação o novo transmissor principal.

No "Vermelhinho da Independente", o jornalista 120 Antonio Garcia e Brito Rodrigues







Antonio Garcia, conhecido como o "jornalista 120", numa alusão ao número do seu registro profissional, mora atualmente em Aquidauana, no mesmo edifício Garcia onde funcionava, até o início dos anos 1990, a rádio Independente, na Rua José Bonifácio 616, no bairro Alto.

Jornalista e radialista Armando Anache; fundador da Independente, jornalista Antonio Garcia; e repórter da Equipe Fiel de Esportes, Brito Rodrigues

Hoje, a sede da emissora mais potente da região e com o melhor som no segmento AM, está instalada no mesmo bairro, na Rua 15 de Agosto 98, próximo ao antigo endereço.

Leia abaixo a homenagem do fundador da Independente, Antonio Garcia:

1º DE MAIO DE 1962!

A Cidade Nova e a Cidade toda convergiam o seu interesse para o “fenômeno” representado pela “ESTAÇÃO MARTELINO” que era inaugurada ao pé da torre, com seus 42 metros, pela qual irradiaríamos os valores da fé e da esperança! Pelo microfone feito com um pedaço de lata, um auto-falante, um transformador e 10 metros de fio próprio, a nossa voz, a voz dos amigos e as VOZES dos aquidauanenses, também, seriam ouvidas principalmente na Cidade amorosa que nos recebeu, com certeza esperando que lhe fôssemos agradecidos pela acolhida!

Não foi um “milagre” da técnica, mas, um “milagre” da força de vontade e da certeza de que poderíamos fazê-lo, embora não com a perfeição de uma indústria de equipamentos de estações de Rádio, mas, funcionou durante 24 anos e em todos esses anos fomos a sua alma, o seu radialista e jornalista, sem esquecer-nos de nossa radialista e Diretora comercial da Emissora, a Tota.

Organizamos o nosso método de trabalho e como “discípulos” além de nossos filhos que eram três, outros meninos/jovens atraídos pela escolinha que se abria pela nova Rádio de Aquidauana, e mais alguns adultos que queriam participar dos programas simples, mas “A SERVIÇO DO BEM”, se uniram a nós, fazendo duas coisas importantes, além dos estudos nas Escolas Aquidauanenses, ingressando no Rádio preparavam-se para o futuro, chegando depois a Oficiais da Marinha, Médicos, Advogados e Professores!

Nós, embora com educação primária, fomos feitos jornalistas porque exercíamos a profissão quando uma lei garantiu o lugar dos que trabalhavam no Jornal, no Rádio e na TV. Fizemos uma página jornalística que deixou impresso o nosso esforço pelo respeito aos ouvintes e pela limpidez de pensamento e palavras nos comentários e notícias que fazíamos. Além do noticiário com textos reduzidíssimos e à moda “salviana”, (Salviano coletava todas as notícias do dia e as trazia para nós) que as divulgávamos desde o “FONOCLAMA EXPRESSO”, nosso Serviço de Alto-Falantes, antes da nova Emissora entrar em funcionamento experimental, com a autorização expressa da Comissão Técnica de Rádio e, logo em seguida em funcionamento normal com o prefixo ZYG-39.

Criamos um programa informativo exclusivamente sobre Aquidauana, comentários e uma página da alto valor ideológico. Ele era esperado, disse-nos assim um amigo do Pulador, em silêncio respeitoso por toda a família como se fosse um momento de oração, por causa da página final: “MENSAGEM AO JOVEM!” Nesta página falávamos como um homem liberto de dogmas humanos, com muito amor instando a que respeitemos pai e mãe e a todos da comunidade humana como irmãos que somos, por parte do GÊNIO que criou e alimenta a VIDA.

E começávamos assim:

“ATENÇÃO, 12 HORAS!”

“QUANDO OS PONTEIROS DOS RELÓGIOS SE ENCONTRAM EM MEIO À JORANDA SOLAR EM NOSSAS TERRAS, NUM AMPLÉXO SIGNIFICATIVO, APRESENTAMOS,
“NOTAS AO MEIO DIA”

INFORMANDO E COMENTANDO CASOS E COISAS SOB A RESPONSABILIDADE DO JORNALISTA 120”.

-------------------:------------------

1º DE MAIO DE 2007! INDEPENDENTE!

Desejamos, a nossa valente companheira Tota e nós, o Garcia de todas as horas, cumprimentá-los e aos da equipe INDEPENDENTE, por mais um ano de trabalho e vitórias “A SERVIÇO DO BEM”, em favor dessas duas cidades queridas, AQUIDAUANA E ANASTÁCIO.

Como observamos, vocês, ARMANDOS, fizeram nossa “filha” crescer, ampliaram-na e a adornaram com as “jóias” da Eletrônico moderna, computador e técnica digital, e nada há de mais moderno e precioso, ainda, do que isso. Derramamos lágrimas com as dificuldades quando fabricávamos os seus equipamentos que o DENTEL chamou de “caseiros”, mas dignos da confiança dos seus técnicos e fiscais do funcionamento do RÁDIO no Brasil, porém, no hoje que passa já no Terceiro Milênio, as lágrimas são de alegria e de gratidão, porque vocês imortalizaram a nossa “pequena” Independente tornando-a “grande” pela prestação de SERVIÇO NO BEM DE TODOS!

Recebam um grande abraço e o nosso aplauso, neste 1º de MAIO, o


QUADRAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO

DA INDEPENDENTE!


( Dos amigos – Tota e Garcia )