Fundadores sáudam os 45 anos da Independente
No dia 1º de maio de 2006, o "vermelhinho" da Independente localiza - trabalhando numa das obras que apóia - e entrevista o fundador Antonio Garcia
Recebo, dos fundadores da rádio Independente, Antonio Garcia e sua mulher, Tota; a mensagem que publico abaixo. Eles inauguraram, em 1º de maio de 1962, a rádio Independente. Em 1985, a antiga "Martelinho" foi comprada pela Organização Armando Anache. Em 1988, a emissora aumentou sua potência para 10kW e colocou em operação o novo transmissor principal.
No "Vermelhinho da Independente", o jornalista 120 Antonio Garcia e Brito Rodrigues
Antonio Garcia, conhecido como o "jornalista 120", numa alusão ao número do seu registro profissional, mora atualmente em Aquidauana, no mesmo edifício Garcia onde funcionava, até o início dos anos 1990, a rádio Independente, na Rua José Bonifácio 616, no bairro Alto.
Jornalista e radialista Armando Anache; fundador da Independente, jornalista Antonio Garcia; e repórter da Equipe Fiel de Esportes, Brito Rodrigues
Hoje, a sede da emissora mais potente da região e com o melhor som no segmento AM, está instalada no mesmo bairro, na Rua 15 de Agosto 98, próximo ao antigo endereço.
Leia abaixo a homenagem do fundador da Independente, Antonio Garcia:
1º DE MAIO DE 1962!
Não foi um “milagre” da técnica, mas, um “milagre” da força de vontade e da certeza de que poderíamos fazê-lo, embora não com a perfeição de uma indústria de equipamentos de estações de Rádio, mas, funcionou durante 24 anos e em todos esses anos fomos a sua alma, o seu radialista e jornalista, sem esquecer-nos de nossa radialista e Diretora comercial da Emissora, a Tota.
Organizamos o nosso método de trabalho e como “discípulos” além de nossos filhos que eram três, outros meninos/jovens atraídos pela escolinha que se abria pela nova Rádio de Aquidauana, e mais alguns adultos que queriam participar dos programas simples, mas “A SERVIÇO DO BEM”, se uniram a nós, fazendo duas coisas importantes, além dos estudos nas Escolas Aquidauanenses, ingressando no Rádio preparavam-se para o futuro, chegando depois a Oficiais da Marinha, Médicos, Advogados e Professores!
Nós, embora com educação primária, fomos feitos jornalistas porque exercíamos a profissão quando uma lei garantiu o lugar dos que trabalhavam no Jornal, no Rádio e na TV. Fizemos uma página jornalística que deixou impresso o nosso esforço pelo respeito aos ouvintes e pela limpidez de pensamento e palavras nos comentários e notícias que fazíamos. Além do noticiário com textos reduzidíssimos e à moda “salviana”, (Salviano coletava todas as notícias do dia e as trazia para nós) que as divulgávamos desde o “FONOCLAMA EXPRESSO”, nosso Serviço de Alto-Falantes, antes da nova Emissora entrar em funcionamento experimental, com a autorização expressa da Comissão Técnica de Rádio e, logo em seguida em funcionamento normal com o prefixo ZYG-39.
Criamos um programa informativo exclusivamente sobre Aquidauana, comentários e uma página da alto valor ideológico. Ele era esperado, disse-nos assim um amigo do Pulador, em silêncio respeitoso por toda a família como se fosse um momento de oração, por causa da página final: “MENSAGEM AO JOVEM!” Nesta página falávamos como um homem liberto de dogmas humanos, com muito amor instando a que respeitemos pai e mãe e a todos da comunidade humana como irmãos que somos, por parte do GÊNIO que criou e alimenta a VIDA.
E começávamos assim:
“NOTAS AO MEIO DIA”
INFORMANDO E COMENTANDO CASOS E COISAS SOB A RESPONSABILIDADE DO JORNALISTA 120”.
-------------------:------------------
Como observamos, vocês, ARMANDOS, fizeram nossa “filha” crescer, ampliaram-na e a adornaram com as “jóias” da Eletrônico moderna, computador e técnica digital, e nada há de mais moderno e precioso, ainda, do que isso. Derramamos lágrimas com as dificuldades quando fabricávamos os seus equipamentos que o DENTEL chamou de “caseiros”, mas dignos da confiança dos seus técnicos e fiscais do funcionamento do RÁDIO no Brasil, porém, no hoje que passa já no Terceiro Milênio, as lágrimas são de alegria e de gratidão, porque vocês imortalizaram a nossa “pequena” Independente tornando-a “grande” pela prestação de SERVIÇO NO BEM DE TODOS!
Recebam um grande abraço e o nosso aplauso, neste 1º de MAIO, o
QUADRAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO
DA INDEPENDENTE!
( Dos amigos – Tota e Garcia )
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home