.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, junho 14, 2008

Vice poderá assumir a prefeitura no lugar de Orro

Fotos: Pantanal News
José Henrique Trindade (PMDB) poderá assumir a prefeitura de Aquidauana, caso Felipe Orro (PDT) peça licença do cargo



O vice-prefeito José Henrique Trindade (PMDB), poderá assumir a Prefeitura de Aquidauana, em substituição a Felipe Orro (PDT) que, numa estratégia política, pediria licença do cargo.
"Essa hipótese existe, pois a função constitucional do vice é assumir, quando o titular deixa o cargo", disse José Henrique Trindade.
A manobra política - que depende da aprovação do prefeito Felipe Orro, que ainda não foi ouvido pelo blog - teria como objetivo criar uma alternativa na sucessão municipal.
O grupo Orro estaria considerando a inviabilidade da candidatura do tio do prefeito Felipe, Zelito Ribeiro, que não teria conseguido o número suficiente de votos, junto aos convencionais do PMDB de Aquidauana, que fará convenção na sexta-feira (20), a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores.
O pré-candidato a candidato Fauzi Suleiman teria, hoje, a maioria dos votos dos convencionais. São eles os encarregados de escolher o candidato a prefeito.
O vice-prefeito José Henrique Trindade (PMDB) confirmou, em entrevista ao vivo a este blogueiro - das 10h20 às 13 horas, na rádio Independente, AM 1.020kHz -, que participou de uma reunião, no gabinete do prefeito Felipe Orro, ao lado do presidente do diretório municipal do PMDB, Tinho Proença.

Na rádio Independente, blogueiro Armando Anache entrevista, ao vivo, o vice-prefeito José Henrique Trindade (PMDB)


"Falamos sobre vários assuntos, mas a conversa principal era com o presidente do PMDB, Tinho Proença; eu fui como convidado dele, mas existe essa possibilidade, sim, de assumir a prefeitura, em substituição legal ao prefeito Felipe Orro", disse José Henrique Trindade.
Essa manobra política daria ao PMDB a prefeitura de Aquidauana. Assim, o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), seria informado da posse do vice-prefeito que poderia, também, ser candidato a prefeito, em 5 de outubro.
O vice-prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade, deixou claro que esta é apenas "uma hipótese, uma suposição", pois nada estaria definido.
É claro que, com essa nova realidade, poderia haver o lançamento da candidatura do prefeito José Henrique Trindade à Prefeitura de Aquidauana. Pessoas ligadas ao grupo do prefeito Orro, ouvidas pelo blog, confirmaram a existência dessa hipótese de solicitação de licença do cargo pelo atual prefeito. Para elas, com José Henrique Trindade na prefeitura - até pouco tempo atrás ele estava rompido politicamente com o prefeito Orro -, haveria a união com os hoje pré-candidatos a candidatos pelo PMDB, Zelito Ribeiro [tio do prefeito Felipe Orro] e Tinho Proença. Ao mesmo tempo, haveria o apoio do PDT do prefeito Felipe Orro, que tem como filiado o ex-prefeito de Aquidauana e ex-deputado estadual Raul Freixes.
Seria criado, caso essa hipótese se torne realidade, um novo cenário político em Aquidauana, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.
Fica clara a intenção de, mais uma vez, tentar se isolar a pré-candidatura de Fauzi Suleiman (PMDB), adversário histórico do prefeito Felipe Orro e que já disputou contra ele e perdeu duas eleições (2000 e 2004).
Com base em várias fontes, ouvidas pelo blog, o problema permanece o mesmo. Fauzi Suleiman teria, hoje, a maioria dos votos dos convencionais do PMDB de Aquidauana. São eles, e mais ninguém, os encarregados de escolher o candidato a prefeito.
Para o vice-prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade (PMDB), é precido que todos estejam unidos para disputar as eleições municipais, pois ser escolhido como candidato, pela convenção, não garante a eleição de ninguém. Ele lembra que é preciso consenso do grupo interessado em disputar a prefeitura pelo PMDB.

No Estúdio "A" da rádio Independente, o diretor da Equipe Fiel de Esportes, Antonio Pinto; blogueiro Armando Anache e vice-prefeito José Henrique Trindade

José Henrique afirma que nenhum partido quer entrar em campo - numa comparação com o futebol - para perder. Todos querem ganhar e, para isso, são precisos os votos dos eleitores.
O vice-prefeito de Aquidauana lembrou, ainda, que pode haver, também, uma intervenção do diretório regional do PMDB. Com ela, a direção municipal do partido seria desfeita em Aquidauana. Três interventores, nomeados pela regional, assumiriam e escolheriam o candidato a prefeito pelo PMDB.
No entanto, ele diz que essa seria uma hipótese traumática para todos.
Perguntado se faria parte de uma estratégia, ou de um "Plano B", encabeçado pelo grupo da prefeitura de Aquidauana, o vice-prefeito José Henrique Trindade disse, sorrindo, que "se for o caso, esse não é mais 'Plano B', deve ser plano G, H ou I da prefeitura."
É público e notório, em todo o município, que o pré-candidato a candidato a prefeito do grupo do prefeito Felipe Orro (PDT) é o seu tio Zelito Ribeiro (PMDB).
José Henrique Trindade ressaltou que, na sua opinião, a questão da escolha do candidato a prefeito pelo PMDB "foi muito esticada, principalmente devido a compromissos feitos com o Governo do Mato Grosso do Sul."
Ele defende que, para haver a união de todos, para enfrentar as eleições municipais, é preciso que cada político ceda um pouco.
José Henrique Trindade sabe que o atual prefeito de Aquidauana, Felipe Orro (PDT) tem a pretensão de ser candidato a deputado estadual, em 2010. Para o sucesso da campanha, ele precisará de um prefeito afinado com seu grupo político.
São hipóteses e várias situações que, ao longo da próxima semana - antes da convenção do PMDB -, poderão ou não acontecer.
O blog acompanha tudo.