Aftosa: Abate profilático deve terminar amanhã
O blog publica notícia de Jefferson da Luz (Eldorado) e Alcindo Rocha (C. Grande), da Agência Popular - com foto divulgada no site Campo Grande News -, com mais detalhes sobre o abate de gado infectado pela febre aftosa em Eldorado:
Eldorado (MS) – Após breve interrupção por conta da chuva que caiu nesta manhã na região, foi retomado em Eldorado o abate dos 583 bovinos da Fazenda Vezozzo, onde um foco de febre aftosa foi confirmado no final de semana. Todo o plantel da fazenda, incluindo seis suínos, está sendo sacrificado como exigência profilática, que será concluída nesta quarta-feira.
As carcaças dos animais abatidos estão sendo enterradas em valas de três metros de profundidade, de acordo com normas de vigilância sanitária da OIE (Organização Internacional de Epizootias). Essas normas obrigam ainda a coleta de sangue de todos os animais abatidos.
Segundo o inspetor da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Carlos Fernando Piva Raimundo, que coordena a operação na fazenda Vezozzo, depois do abate, a propriedade passará por um período sem receber animais, intervalo no qual deverá haver desinfecção química. O procedimento subseqüente será a introdução de animais sentinelas (suscetíveis à doença) para verificação da ausência do vírus.
Além de Eldorado, outros quatro municípios – Itaquiraí, Japorã, Iguatemi e Mundo Novo – foram incluídos no chamado ‘cinturão sanitário’, o que significa que ficam com seus rebanhos interditados temporariamente.
O secretário de Produção, Dagoberto Nogueira, e o presidente da Iagro, João Crisóstomo Mauad Cavalléro, monitoram, da sede da Agência, em Campo Grande, todas as ações articuladas entre diferentes órgãos do governo estadual para debelar o foco da doença. O governador Zeca do PT está sendo informado de todos os procedimentos, disse Dagoberto Nogueira.
Comentário do blog: Posso até estar enganado - e torço para que o equívoco seja meu -, mas a vala cavada em Eldorado, que vejo na foto divulgada pela Agência Popular, não parece ter três metros de profundidade nem aqui nem na China.
O que o leitor acha?
1 Comments:
Concordo plenamente com o amigo, nessas fotos, deixa claro o mau procedimanto que esta sendo tomado.É uma barbaridade!!!
Postar um comentário
<< Home