.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

sábado, fevereiro 25, 2006

Carnaval: Público reduzido em Aquidauana e festa popular em Anastácio

O carro de reportagens externas da Rádio Independente, o "vermelhinho", comigo e equipe ontem (24) à noite, na Avenida Doutor Sabino, em Aquidauana.
Ao fundo, o trio elétrico contratado pela prefeitura para animar a festa de entrega da chave da cidade, pelo prefeito Felipe Orro (PDT), ao rei momo primeiro e único.
Novamente, os responsáveis pelo som mecânico insistiram em tocar músicas de bailes "funks", com "cachorras", "cachorrões" e outras coisas mais que nada tem a ver com o carnaval. Num momento de lucidez, proporcionado pelo animador que estava com o microfone sem fio nas mãos, o trio elétrico executou marchinhas de carnaval, como "Jardineira" e outras três ou quatro mais. Depois, voltaram à axé-music e ritmo funk.
Sem comentários.
A resposta foi a a ausência do público, que no horário de pico - por volta das 22h50, antes da chuva que começou às 23h03 - não passava de 300 ou 400 pessoas, no máximo.
A foto que publico acima, e informo por questão de compromisso com a verdade, foi feita pouco antes das 21 horas, quando a nossa equipe da Rádio Independente chegou de Anastácio, onde ficaram no camarote de transmissão os companheiros Antonio Pinto, Valmir Amaral e Francis Torres.

Fotos de Armando Anache e Francis Torres/Pantanal News

Um grande e potente trio elétrico, montado pela prefeitura de Aquidauana, não conseguiu atrair os foliões.

A reportagem da Rádio Independente e do site Pantanal News aguardou a presença do prefeito de Aquidauana, Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT), até às 23h40.

A entrega da chave da cidade estava marcada para a noite de ontem (24). O Rei Momo chegou à Avenida da Pantaneta pouco depois das 23 horas. Nada do prefeito. Às 23h03 começou a chover. Grande parte do público presente, em número reduzido, foi embora. Não havia ninguém para informar a reportagem sobre o que estava acontecendo. Afinal, o prefeito viria ou não à Avenida, para entregar a chave da cidade ao Rei Momo primeiro é único? Em Anastácio, a festa rolava a mil por hora, com a presença do prefeito Claúdio Valério (PTB) e sua mulher, Severina Valério; além de todo o secretariado da prefeitura.

Estiquei a permanência da equipe do "vermelhinho da Independente" - que deveria deixar a Avenida Doutor Sabino às 23 horas - até às 23h43. Infelizmente, o prefeito Orro não apareceu até quele horário. Uma pena. Mas nós estávamos lá. A única emissora de rádio da região presente, transmitindo ao vivo, o evento previsto para a noite de sexta-feira (24), e não para hoje, madrugada de sábado de carnaval.

Em Anastácio, a Banda do Barril, do colega Lima Neto - no palco e no centro da foto -, editor do jornal O Pantaneiro, animava a festa do Carnaval da Alegria, na rua João Leite Ribeiro, em frente à Biblioteca Municipal Manuel Bandeira, onde está montado o camarote da Rádio Independente. Sou obrigado a reconhecer que o prefeito Cláudio Valério não é "ruim da cabeça ou doente do pé". Ele sabe "mexer o caldo", fazendo política à moda antiga, no corpo-a-corpo com o povão.


Carnaval "Alegria 2006", na Rua João Leite Ribeiro, em Anastácio, na margem esquerda do rio Aquidauana e a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.


Folões do carnaval "Alegria 2006" e ouvintes da Rádio Independente dançam animados pela Banda do Barril.

Casais curtem sem preocupação o carnaval de rua em Anastácio. A segurança atuou corretamente e em conjunto com a Polícia Militar. Na entrada da área montada na Rua João Leite Ribeiro, detectores de metais impediam que armas entrassem com os foliões que lotaram o "Carnaval Alegria 2006".


"Bebês" foliões mamam nas mamadeiras preparadas por suas mamães, sempre preocupadas com a alimentação das "crianças".


No camarote da Rádio Independente - contrastando com a falta de atenção à imprensa na margem direita do rio Aquidauana -, montado pela prefeitura de Anastácio, os colegas Antonio Pinto e Valmir Amaral, transmitindo informações e reportagens durante o "Carnaval da Alegria 2006", ontem (24) à noite.


A primeira-dama de Anastácio, Severina Valério; entre o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2006 de Anastácio, visita o camarote da Rádio Independente.


O blogueiro Armando Anache - com a camiseta da minha Mangueira 2006 - ao lado dos colegas Antonio Pinto e Valmir Amaral, no camarote da Rádio Independente em Anastácio.


No camarote da Rádio Independente em Anastácio, Francis Torres, do site Pantanal News; e radialistas Antonio Pinto e Valmir Amaral.


Meu querido amigo, que sempre chamo de "Decano do Rádio Aquidauanense e Anastaciano", Mauro Lúcio Ortiz; recebendo o abraço carinhoso da sua mulher ontem à noite, no Carnaval Alegria 2006, em Anastácio.


Colega radialista Leonel Ramos, da FM Pan, com a sua mulher e ao lado do camarote da Rádio Independente. As duas emissoras foram as únicas presentes no Carnaval Alegria 2006, em Anastácio, na noite de ontem (24). Fui entrevistado pelo Leonel, e relembrei os carnavais de antigamente, quando ainda não existia telefonia móvel celular para nós que trabalhamos na reportagem externa. Recordei do carnaval de 1987, na Rua Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, quando o Sistema Globo de Rádio estreou o microfone sem fio comigo, depois de instalado pelo competente Gerente de Operações José Claúdio Barbedo, o Formiga; o mesmo que gravou a famosa vinheta "Brasilllllllllllll", com o locutor Edmo Zarife, na época da Copa do Mundo de 1970. Bons tempos aqueles!


Gabarirado técnico emn eletrônica Cabrita, da equipe da co-irmã FM Pan, no camarote instalado na Rua João Leite Ribeiro, em Anastácio; e mulheres dos colegas radialistas que trabalham na cobertura ao vivo.


Diretor da Equipe Fiel de Esportes da Rádio Independente, Antonio Pinto, grava entrevista com o prefeito de Anastácio, Cláudio Valério (PTB), que vestia a camiseta oficial do "Carnaval da Alegria 2006". Nestes momentos de folga nas transmissões ao vivo, direto de Anastácio e de Aquidauana, entrava no ar a equipe da nossa Rede Jovem Pan Sat, transmitindo ao vivo o desfile das escolas de samba de São Paulo, com Wanderley Nogueira e equipe.


Prefeito de Anastácio, Cláudio Valério (PTB), agradece a presença dos foliões no carnaval de rua, que deverá acontecer todos os dias, a partir das 21 horas, com entrada gratuita.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home