.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, abril 25, 2006

Para MAPA, política sanitária de MS é modelo

Campo Grande (MS) - O secretário de Defesa Agropecuária (órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Gabriel Alves Maciel, enfatizou que a detecção semana passada da febre aftosa na fazenda Medianeira III, em Japorã, não se trata de novo foco. “Não existe nada novo”, disse Maciel. A detecção faz parte das etapas do processo de eliminação do vírus: sacrifício, vazio sanitário, inserção do gado sentinela, investigação sorológica, até a repovoamento.
Maciel disse ainda que o Estado sempre foi modelo para o Ministério de Agricultura em termos de políticas de inspeção e defesa sanitária animal.
O secretário nacional está no Mato Grosso do Sul para articular a missão do Estado de Israel, que visa à retomada do comércio de carne bovina. A missão está em Mato Grosso do Sul desde ontem quando houve reunião técnica na Superintendência Federal de Agricultura.
Maciel explicou que o presidente Lula deve comunicar os recursos que serão liberados para o Estado em dois dias, entretanto, ele garante que o apoio financeiro para Mato Grosso do Sul é a prioridade do governo federal. O Estado não sofreu novas restrições, segundo Gabriel, nem dos Estados de São Paulo e Paraná nem de outros países. O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, declarou que o procedimento de rápido sacrifício do gado na região afetada pelo foco de febre aftosa sinaliza credibilidade para o mercado. Ele reforçou que a aftosa não é problema somente do Brasil, mas da sub-continente sul-americano, mencionando as relações bilaterais Brasil-Paraguai, Argentina-Paraguai, Brasil-Colômbia etc. O diretor da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Jr., disse que a instituição está acompanhando o trabalho do governo de perto porque interessa diretamente aos produtores que, segundo ele, são os mais afetados com o problema. Disse, ainda, que está satisfeito em ter a confirmação das autoridades governamentais de que não se trata de um problema novo, portanto, são ações que ainda estão em andamento.
No dia 20 de abril o secretário de Produção e Turismo, Wilson Gonçalves, destacou a retomada do Expansul para os municípios da região de fronteira como nova medida do governo. O programa consiste na concessão de incentivos fiscais para os pecuaristas que migrarem para a agricultura, com prioridade para o setor sucro-alcooleiro e culturas de eucalipto e erva-mate. Missão - “Estou otimista nas discussões com Israel”, disse o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Gabriel Maciel. A missão está em Campo Grande desde ontem, quando tiveram reunião na Superintendência Federal de Agricultura (SFA), ainda nesta manhã o grupo vai a Anastácio onde fará vistoria no frigorífico Independência. Amanhã, no retorno à Capital, os representantes do governo israelense vistoriarão a unidade do Independência de Campo Grande. Na quinta-feira o grupo vai para Bataguassu, onde deverão vistoriar o frigorífico Marfrig e no dia seguinte, o último da missão, vão para Batayporã vistoriar o frigorífico do grupo Minerva.

Fonte: Alcindo Rocha Freitas, da APn