Para MAPA, política sanitária de MS é modelo
Maciel disse ainda que o Estado sempre foi modelo para o Ministério de Agricultura em termos de políticas de inspeção e defesa sanitária animal.
O secretário nacional está no Mato Grosso do Sul para articular a missão do Estado de Israel, que visa à retomada do comércio de carne bovina. A missão está em Mato Grosso do Sul desde ontem quando houve reunião técnica na Superintendência Federal de Agricultura.
Maciel explicou que o presidente Lula deve comunicar os recursos que serão liberados para o Estado em dois dias, entretanto, ele garante que o apoio financeiro para Mato Grosso do Sul é a prioridade do governo federal. O Estado não sofreu novas restrições, segundo Gabriel, nem dos Estados de São Paulo e Paraná nem de outros países. O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, declarou que o procedimento de rápido sacrifício do gado na região afetada pelo foco de febre aftosa sinaliza credibilidade para o mercado. Ele reforçou que a aftosa não é problema somente do Brasil, mas da sub-continente sul-americano, mencionando as relações bilaterais Brasil-Paraguai, Argentina-Paraguai, Brasil-Colômbia etc. O diretor da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Jr., disse que a instituição está acompanhando o trabalho do governo de perto porque interessa diretamente aos produtores que, segundo ele, são os mais afetados com o problema. Disse, ainda, que está satisfeito em ter a confirmação das autoridades governamentais de que não se trata de um problema novo, portanto, são ações que ainda estão em andamento.
No dia 20 de abril o secretário de Produção e Turismo, Wilson Gonçalves, destacou a retomada do Expansul para os municípios da região de fronteira como nova medida do governo. O programa consiste na concessão de incentivos fiscais para os pecuaristas que migrarem para a agricultura, com prioridade para o setor sucro-alcooleiro e culturas de eucalipto e erva-mate. Missão - “Estou otimista nas discussões com Israel”, disse o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Gabriel Maciel. A missão está em Campo Grande desde ontem, quando tiveram reunião na Superintendência Federal de Agricultura (SFA), ainda nesta manhã o grupo vai a Anastácio onde fará vistoria no frigorífico Independência. Amanhã, no retorno à Capital, os representantes do governo israelense vistoriarão a unidade do Independência de Campo Grande. Na quinta-feira o grupo vai para Bataguassu, onde deverão vistoriar o frigorífico Marfrig e no dia seguinte, o último da missão, vão para Batayporã vistoriar o frigorífico do grupo Minerva.
Fonte: Alcindo Rocha Freitas, da APn
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home