.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, setembro 18, 2006

Ex-blog do Cesar Maia: Racionalidade limitada!

Notícia que recebi por e-mail, do "Ex-blog do prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia":

RACIONALIDADE LIMITADA ! Ou,...faltam apenas cinco programas presidenciais de TV !
A pergunta que se faz em qualquer campanha eleitoral é como reforçar a decisão do eleitor a favor de A e contra B. O programa de Alckmin tem feito um contraste suave (com exceção do programa sobre segurança e violência) e uma afirmação de sua capacidade de realização com inúmeros exemplos quando foi governador. O programa de Lula mostra uma overdose de realizações e quer criar insegurança no eleitor dizendo que se Lula não ganhar os programas assistenciais podem parar. A equação proposta por Lula é óbvia e esperada. A de Alckmin ainda não atingiu suficientemente a decisão de voto com vistas a um segundo turno. Mas há tempo.
Na HSM Management de julho-agosto de 2006 há uma entrevista com o economista alemão Reinhard Selten, que dividiu o premio Nobel de Economia com John Nash, ( Uma Mente Brilhante -Oscar de melhor ator), e John Harsanyi.
Destaco o trecho abaixo, que pode servir muito para inspirar os próximos programas de TV de Alckmin. "O conceito, (RACIONALIDADE LIMITADA), foi apresentado pelo economista e cientista social Herbert Simon nos anos 50. Ele afirmava que as pessoas tomam decisões buscando satisfazer seus níveis de aspiração em um ponto suficiente para SENTIR-SE CONFORTÁVEIS, não necessariamente para alcançar um resultado ótimo. Vários experimentos já mostraram que essa racionalidade limitada não é a exceção; está muito presente no comportamento e precisa ser levada a sério". O programa de Lula cria esta sensação de conforto. O de Alckmin propõe ao eleitor alcançar um resultado ótimo.
Selten diria ao programa de Alckmin: "Torne seu programa mais confortável para o eleitor e crie o máximo de desconforto para a decisão do eleitor, quanto a Lula."

Comentário do blog: Vale a pena ler a entrevista do prefeito do Rio, Cesar Maia, publicada na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo. A sua análise sobre a propaganda eleitoral no rário e na TV é muito interessante.
Para ler, clique AQUI

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home