.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, abril 07, 2008

Presidente da Fiems inaugura biblioteca e entrega notebooks em Corumbá

Fotos: Divulgação/FIEMS
No âmbito da marca de gestão Indústria Ativa, o presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Marcolino Longen, inaugura, na manhã de hoje, em Corumbá, uma biblioteca do Programa Indústria do Conhecimento e, no período da tarde, faz a entrega de 30 notebooks para professores e instrutores das unidades do Sesi e Senai no município dentro do Programa de Inclusão Digital.
O primeiro compromisso de Sérgio Longen será às 11 horas, na Rua Marechal Floriano, setor 13, Quadra 9, no Bairro Nova Corumbá, onde, acompanhado pelo prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha (PT), e pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT), vai inaugurar a Biblioteca da Indústria do Conhecimento. “É um espaço de leitura, pesquisa e estudo que promove a interatividade e apóia as atividades de ensino da criança, jovem e adulto, atualizando a formação do cidadão/trabalhador”, define o empresário.

O Programa Indústria do Conhecimento, desenvolvido pelo Sesi/MS, está sendo desenvolvido no Estado em parceria com as prefeituras de Aquidauana, Corumbá, Campo Grande, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia, Três Lagoas e Rio Verde, entre outras cidades. Com exceção da Capital, onde são construídas três bibliotecas, em todos os outros municípios a Fiems ergue apenas uma unidade, sendo que a de Corumbá é a primeira a ser inaugurada no Estado, enquanto as outras 11 também serão entregues ainda neste primeiro semestre.

Cada biblioteca vai funcionar como centro multimeios, com acervo de livros, de DVDs, CDs e Internet, disponibilizados para toda a comunidade. A idéia surgiu após a constatação de que o baixo índice de leitura no Brasil é reflexo da deficiência de acervo das bibliotecas escolares e públicas e da dificuldade de acesso à Internet. De acordo com pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 61% da população adulta alfabetizada tem pouco ou nenhum contato com livros.

Além da parceria com o MEC, a Indústria do Conhecimento tem apoio do Ministério das Comunicações e de diversas organizações públicas e privadas em todos os Estados do País. O objetivo do Sesi é inaugurar 230 módulos em todo o País até 2010, que podem ser alocados nas comunidades ou nas instalações de empresas. Para isso conta, além do Governo Federal, com parcerias do governo estadual, municipal e do setor privado.

Notebooks

Ainda em Corumbá, às 14 horas, no Centro de Atividades José Rodrigues San Pedro, na Avenida Nossa Senhora da Candelária, 1.555, no Bairro Maria Leite, Sérgio Longen fará a entrega de 30 notebooks para professores e instrutores com um ano no quadro de funcionários do Sistema Fiems, sendo 20 para o Sesi e 10 para o Senai. As máquinas fazem parte de um programa inédito e inovador para ampliar o acesso à tecnologia para educadores e técnicos das unidades operacionais do Senai e Sesi em todo o País, num total de 10 mil computadores portáteis em 21 Estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Segundo o presidente da Fiems, a inserção de Mato Grosso do Sul no Programa de Inclusão Digital é o resultado do pleito da Federação junto à CNI (Confederação Nacional da Indústria). “Com o início da entrega dos notebooks estamos cumprindo com o compromisso assumido com os nossos técnicos e professores para que eles possam aumentar o nível das aulas ministradas aos alunos do Sistema no Estado”, ressalta.

Para o diretor regional do Senai/MS, Jaime Verruck, ao todo serão entregues 149 notebooks no Estado, sendo 84 para professores e técnicos do Senai e 65 para os do Sesi. “Essas entregas fazem parte do Programa Educação para a Nova Indústria, da CNI, que visa o crescimento da qualidade da mão-de-obra e da competitividade da indústria”, declara, completando que o quadro de técnicos e professores das unidades do Sesi e Senai em Três Lagoas será o próximo a receber as máquinas no dia 17 de abril.

“Temos que preparar o pessoal para atender a indústria, que demanda quantidade, mas cada vez exige mais qualidade”, ressaltou o diretor regional do Senai/MS, para quem o ponto-chave desse programa é a capacidade de geração de conhecimento e o foco nas atividades-fim da instituição – o aluno e as empresas que os técnicos assessoram.

Ao estimular o talento humano, destacou Jaime Verruck, o programa se converte em um elemento estruturante que provocará efeitos multiplicadores em todo o sistema. “Os colaboradores serão melhores instrutores e técnicos. Com certeza a indústria vai sentir o reflexo”, finalizou o diretor regional do Senai/MS
.