.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

PTB decide na terça se fica ou sai da base aliada

A bancada do PTB vai se reunir na próxima terça-feira (20) para discutir, entre outros assuntos, a posição da bancada em relação ao governo após a cassação do mandato de Roberto Jefferson. Segundo o líder do partido na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PE), o momento é de reflexão. "Muitas coisas vão acontecer. Até segunda-feira muita gente será lançada na fogueira. Temos o problema da Mesa e a questão do presidente da Casa", afirmou.
A reunião foi convocada pelo presidente do PTB, Flávio Martinez. Em junho, no início da crise política, o partido havia decidido colocar à disposição seus cargos no governo, embora sem deixar a base governista.
José Múcio Monteiro adianta que o partido deverá adotar agora uma posição de autonomia. "Estamos em um processo de independência já há algum tempo. Temos votado aquelas matérias que consideramos boas para o País", observa. Na definição de Monteiro, o partido faz hoje o papel de "amigo sincero". "Quando o projeto é ruim, dizemos que é ruim. Quando é bom, votamos a favor."
Risco de cassação
Além de Roberto Jefferson, outro deputado petebista corre o risco de perder o mandato. Já há um processo por quebra de decoro aberto no Conselho de Ética contra Romeu Queiroz (MG).
Depois da cassação do mandato de Jefferson por 313 votos, 56 a mais do que o necessário, o líder do PTB considera que a Câmara sinalizou que vai ser muito dura na análise dos processos que tramitam na Casa.
Situação do governo
O líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), prefere aguardar a decisão do PTB para avaliar como ficará a situação parlamentar do governo. Mas reconhece que as negociações pontuais deverão ganhar ainda mais força a partir de agora.
Fontana aponta que há um conjunto de projetos que precisam de um amplo diálogo dentro do Congresso. "Costumo dizer que nenhum deputado aprova uma proposta conforme imagina. Todo projeto é trabalhado, emendado, alterado."
O Governo Lula depende dos partidos da base aliada para conseguir a aprovação de projetos de seu interesse. O PTB conta hoje com 45 deputados.
As informações são da Agência Câmara.
Reportagem - Marise Lugullo
Edição - Francisco Brandão