.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, abril 08, 2008

Fazendas pantaneiras lançam roteiro conjugado para turismo rural

Pesca de piranhas, carne de jacaré, lida com gado, safári fotográfico e educação rural são algumas das atividades e atrações


Crianças e adultos acompanham de perto atividades no Núcleo de Cultura Rural (foto: Alexis Prappas)


Com o objetivo de elevar a oferta de seus atrativos, aumentar a participação do turismo na renda gerada pela propriedade e oferecer uma programação mais diversificada ao turista brasileiro e estrangeiro, fazendas do Mato Grosso do Sul resolveram investir em roteiros conjugados. A iniciativa partiu dos proprietários das fazendas Baia Grande, Reino Selvagem e Cacimba de Pedra, todas localizadas no município de Miranda, 200 quilômetros a oeste da Capital, Campo Grande.

Apesar da imensidão pantaneira, o primeiro roteiro envolvendo as três propriedades impressiona imediatamente pela fácil logística. As fazendas estão localizadas a menos de 50 km uma das outras envolvendo pequenos trechos de terra batida, mas com total sinalização. A partir de Campo Grande são 200 km asfaltados em rodovia federal (BR-262) em boas condições até o trevo da cidade de Miranda. A partir deste ponto são apenas mais 26 km até a Cacimba de Pedra e a Reino Selvagem (fazendas geminadas) ou 20 km até a Baia Grande.

O “Roteiro da Família” – assim batizado por envolver atividades acessíveis e seguras para homens, mulheres e crianças – tem sua programação distribuída em cinco dias e quatro noites. Seu receptivo acontece na manhã do primeiro dia no Aeroporto Internacional de Campo Grande. De lá segue-se para a Cacimba de Pedra com parada para refeição (livre). Na fazenda, no início da tarde, faz-se o check-in e a acomodação nos apartamentos.
Em seguida, acontece a primeira atividade que é a visita ao Núcleo de Cultura Rural, espaço para o manejo de médios e grandes animais - de 2.500 m2 - inaugurado no final de 2007. É utilizado de forma cultural e sócio-educativa (visitação de escolas, grupos carentes, grupos em restabelecimento de saúde etc.) e para a demanda de turismo rural. Neste sentido, o grupo poderá acompanhar a sela de cavalos, ordenha tradicional, vacinação, marcação de animais, parto, inseminação artificial, castração de machos e fêmeas, trato especial com eqüinos e domas racionais. Finalizando o dia é servido um jantar pantaneiro no restaurante Cacimba.


Com acompanhamento e segurança, turistas posam para fotos com jacarés na Fazenda Reino Selvagem (Foto: Ariosto Mesquita)


No dia seguinte, logo após o café da manhã, os turistas irão conhecer e interagir com as atividades da Fazenda Reino Selvagem, que desenvolve o único programa de cultivo de jacarés-do-Pantanal precoces no Brasil. Lá, poderão posar para fotos ao lado de animais de seis a oito quilos (peso médio de abate do animal precoce). O projeto é econômico e científico e conta com um rebanho de 12 mil jacarés.
Em seguida é servido o almoço onde a grande atração é justamente a carne do jacaré-do-Pantanal precoce. As receitas são as mais diversas possíveis, passando por jacaré ao molho de tangerina, jacaré grelhado, moqueca de jacaré, sashimi de jacaré, patinhas de jacaré aperitivo, jacaré grelhado ao molho de abacaxi e o filé de jacaré grelhado na manteiga ao molho de laranja com pimenta biquinho e banana da terra.
A tarde é livre para o lazer na fazenda. Os turistas podem aproveitar o parque aquático, fazer uma cavalgada ou se esticar em redes para um bom descanso ao som da passarada pantaneira. À noite, a última atividade na Reino Selvagem acontece após o jantar. É A focagem de jacarés em lagoas e corixos. O espetáculo de milhares de olhos dos animais brilhando pela incidência das luzes de lanternas e faróis é inesquecível.
No início do terceiro dia, o grupo segue para a Fazenda Baia Grande onde é recebido para um almoço e logo em seguida parte para a primeira atividade: pescaria de piranhas e pequenos peixes. De volta, é servido o jantar. No dia seguinte os turistas seguem para um safári fotográfico. É possível clicar diversas espécies de aves, roedores, répteis e mamíferos da fauna pantaneira.
Depois do almoço chega a vez da cavalgada por toda a região da fazenda, acompanhado de instrutores e guias. Após o jantar a Baia Grande também oferece oportunidade para a focagem noturna de animais. No último dia é servido o café da manhã e em seguida é feito o retorno para o Aeroporto Internacional de Campo Grande.
As três fazendas alertam que as atividades podem ter algumas alterações em função de condições climáticas. Todo o roteiro inclui hospedagem com pensão completa.


Serviço:

Fazendas Cacimba de Pedra e Reino Selvagem

Fones: (67) 9985-5599 – (67) 9982-4655 – (67) 9957-5814 - (67) 3341-7792 (assessoria de imprensa)

E-mail: falecom@cacimbadepedra.com.br e cacimbadepedra_reinoselvagem@hotmail.com (msn)


Fazenda Baia Grande

Fone: (67) 3382-4223 – (67) 9984-6658

E-mail: fazendabaiagrande@terra.com.br