.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Águia de Ouro diz que foi boicotada no desfile

Comissão de frente da Águia de Ouro entra na Passarela do Samba às 22h30. Esta foto mostra o carro alegórico com a Águia, marca da escola, no momento em que deixava a concentração e entrava na Avenida Doutor Sabino.

A águia, símbolo da escola de samba, entra na Avenida Doutor Sabino, no primeiro carro alegórico.

Radialista e deputado estadual Raul Freixes (PTB), homenageado pela Águi de Ouro e em cima de um carro alegórico, distribui rosas vermelhas na Passarela do Samba.

O assessor de imprensa do prefeito Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT), Wilson de Carvalho, em entrevista ao vivo na Rádio Independente, feita por este blogueiro, garante que não houve boicote da organização do carnaval à escola de samba Águia de Ouro.

Um dos coordenadores da escola de samba Águia de Ouro, Ney Alviço, ficou revoltado com a falha ocorrida no sistema de som instalado na Avenida Doutor Sabino, em Aquidauana.
A escola, que homenageou na noite de ontem (27) o radialista e deputado estadual Raul Freixes (PTB), entrou na Passarela do Samba às 22h30, devido ao atraso da Unidos da Ponte, que deveria ter se apresentado às 20h30 e só entrou na Avenida às 21h30.
No momento em que a comissão de frente da Águia de Ouro entrou na área de desfile, o som das torres instaladas ao longo da Avenida foi cortado. Os componentes entraram na passarela cantando o samba enredo e, quando a comissão de frente chegou em frente ao palco onde estava a comissão julgadora, não era possível ouvir a bateria da escola e o intérprete do samba enredo "Ao criador...Sua criação".
Os coordenadores do desfile da Águia de Ouro correram até o responsável pela apresentação da escolas de samba no sistema de som instalado na Avenida, o assessor de imprensa do prefeito Luiz Felipe Ribeiro Orro - que não compareceu ao desfile -, Wilson de Carvalho. Pediram para ligar o som das torres. Foi sugerida, então, uma verdadeira heresia em termos de apresentação de uma escola de samba: a execução do samba enredo por meio de gravação em CD.
Por incrível que pareça, isso foi feito e o samba enredo, gravado em CD, foi executado no sistema de som. Enquanto isso, lá atrás, na área de concentração da escola de samba, a bateria acompanhava o intérprete do samba enredo.
A harmonia da Águia de Ouro foi, evidentemente, prejudicada. Foi inevitável, com os dois sambas enredo sendo tocados simultaneamente - um gravado em CD e outro ao vivo pela escola de samba -, a ocorrência do erro conhecido como "atravessamento do samba", que acontece, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, "quando uma parcela dos componentes canta uma parte da letra, enquanto outra parcela, concomitantemente, canta outra parte da mesma letra."
A mesma LIESA, do Rio, ressalta que "não se deve levar em consideração, nos desfiles, a eventual pane no carro de som e/ou no sistema de sonorização da Passarela."
No entanto, na noite de ontem (27), não houve pane no sistema de som. Ele foi desligado.
O assessor do deputado estadual e radialista Raul Freixes, Luiz Carlos da Silva Benites, numa entrevista ao vivo que fiz para a Rádio Independente, disse que "é uma pena que ainda aconteçam coisas desse tipo numa cidade como Aquidauana, misturando disputa política com ciúmes e, ao que tudo indica, boicotando uma justa homenagem ao deputado Raul."
O presidente da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba de Aquidauana), Fernando dos Anjos, disse numa entrevista à Rádio Independente, que "a culpa pela falha da Águia de Ouro" na Passarela deve ser imputada aos responsáveis pela agremiação, e não à Liga ou a organização do carnaval de Aquidauana, pois um dos diretores da escola não quis levar o microfone sem fio até o limite da sua transmissão; preferindo levá-lo até a área da concentração, de onde o som não consegue chegar até o receptor instalado no palo onde fica a comissão julgadora."
O assessor de imprensa do prefeito Luiz Felipe Orro (PDT), Wilson de Carvalho, me informou em entrevista, também na Rádio Independente, que "não houve boicote ao desfile da Águia de Ouro, que homenageia o deputado Raul Freixes, pois ele foi parceiro do prefeito Orro na campanha de reeleição em 2004, quando apoiou o atual prefeito de Aquidauana."
A polêmica está no ar.
Vou acompanhar.

Com uma hora de atraso, Unidos da Ponte entra na Avenida

Comissão julgadora do carnaval de Aquidauana observa a passagem da Escola de Samba Unidos da Ponte, que não concorre com as outras quatro inscritas na LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba de Aquidauana) - Fotos de Francis Torres/Pantanal News

Carro destaque da Unidos da Ponte, com Lêucia e a fantasia "Mãe D'Água", simbolizando as águas pantaneiras, que são o símbolo de nutrição do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

No carro abre-alas da Unidos da Ponte, desfilaram as destaques Miss Anastácio 2006, Taína Vargas, com a fantasia "Estrela Musical"; e Karla Lopes de Oliveira, com "Flor Pantaneira".

A ponte que liga as cidades de Aquidauana e Anastácio é o símbolo da escola de samba anastaciana.

A ala infantil da Undos da Ponte apresentou "a alegria e magia nos trilhos do Pantanal", representando o trem do Pantanal cantado na música de Almir Sater, homenageado no samba-enredo.

Mestre-sala Paulo Roberto e porta-bandeira Valeska evoluem na Avenida, mostrando "O verde e rosa entrando no Portal do Pantanal", representando a majestade musical da natureza pantaneira.

Edi Medeiros no carro destaque, com a fantasia "Amor Perfeito", que simboliza o casamento perfeito entre a região pantaneira e a família Sater, homenageada pelo escola de samba de Anastácio.

Ala Almir Sater, com meninos representando o cantor e compositor de Mato Grosso do Sul, com "seu violão e meiguice de menino pantaneiro".

Ala das baianas e a evolução na Avenida Doutor Sabino.

As saias rodadas das baianas da Unidos da Ponte representam o verde do Pantanal e, ao girar, as baianas brilham e transmitem a alegria da natureza pantaneira.

As rainhas da bateria da Unidos da Ponte neste carnaval foram as sambistas Dialine e Laís.

Bateria da Unidos da Ponte, de Anastácio, no recuo existente na Avenida da Pantaneta, em Aquidauana; em frente ao trio elétrico contratado pela prefeitura para animar o carnaval de rua.

As rainhas da bateria da Unidos da Ponte, Dialine e Laís.

Bateria da Unidos da Ponte faz a vibração do folião na Avenida Doutor Sabino.

Presidente da Unidos da Ponte, Carlos Alberto Caldas de Oliveira - vestindo uma camiseta da Estação Primeira de Mangueira, do Rio - levanta o troféu dado pelo prefeito de Anastácio, Cláudio Valério.

Além do troféu, a Unidos da Ponte recebeu um prêmio em dinheiro dado pelo prefeito de Aquidauana, Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT), que não compareceu à Avenida Doutor Sabino na primeira noite de desfiles das escolas de samba.

Rainhas da bateria da Unidos da Ponte, Dialine e Laís, sambam em frente ao palanque onde estava a comissão julgadora do carnaval.

Atraso marca desfile das escolas de samba

Fotos de Francis Torres/Pantanal News



























Integrantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte, que deveria iniciar o desfile às 20h30, montam suas fantasias da ala das baianas às 21h08, numa área próxima à concentração, na Avenida Doutor Sabino.














O presidente da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba de Aquidauana), Fernando dos Anjos, explica ao repórter Brito Rodrigues, da Rádio Independente, as causas do atraso para o início do desfile da Unidos da Ponte, escola de samba que veio da cidade vizinha de Anastácio, unida a Aquidauana pelo rio de mesmo nome para abrir o desfile na segunda-feira (27) de carnaval.














Integrantes da comissão julgadora do carnaval de Aquidauana aguardam, pacientemente, o início do desfile na noite de ontem (27), no palco montado pelo deputado estadual Roberto Orro (PDT) na Avenida Doutor Sabino. O prefeito Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT), filho do deputado, não compareceu à abertura oficial dos desfiles das escolas de samba.














Repórter Armando Anache - eu mesmo, o blogueiro - entrevista ao vivo, na Rádio Independente, pessoas que aguardam o início do desfile de ontem (27), previsto para às 20h30 e que só começou às 21h30. Muitas acharam que o atraso foi "um desrespeito com o público presente"; outras consideraram normal o atraso de uma hora.

A primeira noite de desfiles de duas escolas de samba em Aquidauana foi marcado pela desorganização.
A Unidos da Ponte, escola da cidade de Anastácio - na margem esquerda do rio Aquidauana e a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande - chegou atrasada à Passarela do Samba, montada pela prefeitura da Avenida Doutor Sabino, conhecida como Avenida da Pantaneta.
Sem disputar pontos, a Unidos da Ponte deveria entrar na Avenida às 20h30. No entanto, um dos ônibus contratados para trazer os componentes da escola de samba, desde Anastácio até Aquidauana, não apareceu para fazer o transporte.
Segundo informou o presidente da Unidos da Ponte, Carlos Alberto Caldas, este foi o principal motivo para o atraso. A escola de samba só entrou na área de desfiles às 21h30, causando atraso na apresentação da segunda escola de samba que desfilou ontem (27), a Águia de Ouro, que também teve problemas durante o desfile, causados pelo sistema de som instalado na Avenida Doutor Sabino.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Desmascarada a farsa das roletas em Aquidauana

Fotos de Armando Anache/Pantanal News













Observado por um segurança particular, policial militar retira da área cercada pela prefeitura de Aquidauana, na Avenida Doutor Sabino, rapaz que havia brigado durante o carnaval de rua.














Na área de acesso (à direita) e de saída (à esquerda) da Avenida Doutor Sabino as pessoas entram e saem livremente. Se desejar, o folião pode voltar, passando novamente pela roleta, à área do carnaval de rua, cercada pela prefeitura.














Foliões passam pela roleta instalada na Avenida Doutor Sabino. Se desejar, o folião pode entrar cem vezes, sair outras cem e entrar novamente na área do carnaval de rua. Asim, a roleta terá marcado a "entrada" de 100 pessoas quando, na realidade, somente uma rodou o marcador.














Público estimado entre 800 e 1.000 pessoas assiste a apresentação de uma banda, no trio elétrico contratado pela prefeitura de Aquidauana.

O blog conferiu de perto os números marcados pela roleta de acesso à Avenida Doutor Sabino, conhecida como Pantaneta, em Aquidauana, cidade a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande. A prefeitura divulgou que a roleta, instalada no acesso à área cercada da Avenida da Pantaneta, onde é realizado o carnaval popular, marcou o número de 7.000 pessoas na noite de sábado.
Intrigado com o número de sete mil pessoas presentes à Avenida, que na noite anterior de sexta-feira recebera pouco mais de 400 especatadores, que esperaram a noite toda pela presença do prefeito Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT), que entregaria a chave da cidade ao Rei Momo, fui conferir no local os dados divulgados.
Realmente, o número de pessoas presentes na Avenida Doutor Sabino nesta madrugada era bem maior do que aquele que vi na sexta-feira (24). Conversei com policiais militares presentes ao evento e chegamos à conclusão de que entre 1.000 e 1.500 pessoas estavam no carnaval de rua.
Também fui informado de que na noite de sábado o número de foliões foi bem maior do que nesta madrugada de segunda-feira de carnaval.
Mas para chegar a 7.000 pessoas ainda faltava muita gente.
Acontece que a roleta instalada no acesso à Avenida Doutor Sabino - veja as fotos acima, que tirei nesta madrugada - é livre aos foliões, que são revistados antes de entrar na área cercada pela prefeitura e onde está estacionado o trio elétrico que toca axé-music e funk, em pelo reinado de momo.
Perguntei aos eficientes seguranças - a segurança tem sido muito boa, com policiais militares e funcionários de uma empresa privada e presenciei a retirada de um rapaz que havia se envolvido numa briga no interior da área cercada - se, depois de entrar na Pantaneta, passando pela roleta, eu poderia sair pela lateral esquerda e entrar novamente na área cercada.
A resposta foi "sim". Ou seja, se eu desejasse, poderia entrar passando pela roleta, sair e entrar novamente, rodando mais uma vez o número marcado como sendo de pessoas que entraram para o carnaval de rua.
Assim, pode-se "inflar" o número de pessoas que estariam presentes ao carnaval de rua. Portanto, o número marcado na roleta não pode ser considerado, em hipótese alguma, como sendo o número real de pessoas que entraram na Avenida Doutor Sabino.
Acreditar no número mostrado pelas roletas equivale a crer na realidade irreal de dados irreais. É o que eu chamo de "assessoria autista de imprensa" - com todo o respeito aos autistas, que merecem todo o respeito deste blogueiro -, que cria a todo momento dados inverídicos e não baseados em critérios científicos ou em cálculos minimamente confiáveis, como por exemplo o cálculo de quatro pessoas por metro quadrado, num evento ao ar livre, usado em todo o mundo para o cálculo de multidões.
Para quem não sabe, a pessoa autista ou aquela que sofre de autismo - e volto e frisar o respeito que tenho por todos os autistas - tem essa definição dada pelo dicionário Houaiss:
"Rubrica: psiquiatria.
Polarização privilegiada do mundo dos pensamentos, das representações e sentimentos pessoais, com perda, em maior ou menor grau, da relação com os dados e exigências do mundo circundante (grifo do blog)
Etimologiafr. autisme (1923) 'id.', emprt. ao al. Autismus (1911), termo criado por E. Bleuler, psiquiatra suíço, que afirmou em uma Nota "Autismus é mais ou menos o mesmo que Freud chama de Autoerotismus", der. do gr. autós 'de si mesmo'; cf. ing. autism (1912) 'id.';..."
O blog espera e torce para que ninguém perca, em maior ou menor grau, a relação com os dados e exigências do mundo circundante, pois mentir para si próprio não resulta em nada benéfico para a comunidade.
Só isso. Ou tudo isso.
"De leve", como escrevia o grande colunista carioca Ibrahim Sued, do jornal "O Globo".
E "ademã", que eu vou em frente. Afinal, os cães ladram e a a caravana passa.

Independente transmite carnaval de Anastácio

Fotos de Armando Anache/Pantanal News













Foliões pulam o "Carnaval da Alegria 2006" na cidade de Anastácio.














A Banda do Barril é a responsável pelo som ao vivo no palco montado na Rua João Leite Ribeiro.














Seguranças de uma empresa particular, com o apoio da Polícia Militar, garantem a tranqüilidade do carnaval de rua em Anastácio.














No camarote da Rádio Independente, em Anastácio, a repórter Loridane da Silva; Armando Anache e o diretor da Equipe Fiel de Esportes da Independente, Antonio Pinto.














Antonio Pinto e Loridane da Silva transmitem ao vivo as emoções do "Carnaval da Alegria 2006", em Anastácio.

A Rádio Independente - a mais potente do Pantanal Sul e região sudoeste de Mato Grosso do Sul, com 10 kW - transmite ao vivo o carnaval de rua promovido pela prefeitura de Anastácio, cidade situada na margem esquerda do Rio Aquidauana, a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.
O prefeito Cláudio Valério contratou a Banda do Barril, que agita os foliões tocando os grandes sucessos do carnaval de hoje e de ontem.
A rua João Leite Ribeiro recebe todas as noites os foliões e suas famílias. A segurança é garantida pela polícia militar e por uma empresa privada, que faz a revista das pessoas, com detectores de metais, na entrada da área cercada pela prefeitura.

sábado, fevereiro 25, 2006

Carnaval: Público reduzido em Aquidauana e festa popular em Anastácio

O carro de reportagens externas da Rádio Independente, o "vermelhinho", comigo e equipe ontem (24) à noite, na Avenida Doutor Sabino, em Aquidauana.
Ao fundo, o trio elétrico contratado pela prefeitura para animar a festa de entrega da chave da cidade, pelo prefeito Felipe Orro (PDT), ao rei momo primeiro e único.
Novamente, os responsáveis pelo som mecânico insistiram em tocar músicas de bailes "funks", com "cachorras", "cachorrões" e outras coisas mais que nada tem a ver com o carnaval. Num momento de lucidez, proporcionado pelo animador que estava com o microfone sem fio nas mãos, o trio elétrico executou marchinhas de carnaval, como "Jardineira" e outras três ou quatro mais. Depois, voltaram à axé-music e ritmo funk.
Sem comentários.
A resposta foi a a ausência do público, que no horário de pico - por volta das 22h50, antes da chuva que começou às 23h03 - não passava de 300 ou 400 pessoas, no máximo.
A foto que publico acima, e informo por questão de compromisso com a verdade, foi feita pouco antes das 21 horas, quando a nossa equipe da Rádio Independente chegou de Anastácio, onde ficaram no camarote de transmissão os companheiros Antonio Pinto, Valmir Amaral e Francis Torres.

Fotos de Armando Anache e Francis Torres/Pantanal News

Um grande e potente trio elétrico, montado pela prefeitura de Aquidauana, não conseguiu atrair os foliões.

A reportagem da Rádio Independente e do site Pantanal News aguardou a presença do prefeito de Aquidauana, Luiz Felipe Ribeiro Orro (PDT), até às 23h40.

A entrega da chave da cidade estava marcada para a noite de ontem (24). O Rei Momo chegou à Avenida da Pantaneta pouco depois das 23 horas. Nada do prefeito. Às 23h03 começou a chover. Grande parte do público presente, em número reduzido, foi embora. Não havia ninguém para informar a reportagem sobre o que estava acontecendo. Afinal, o prefeito viria ou não à Avenida, para entregar a chave da cidade ao Rei Momo primeiro é único? Em Anastácio, a festa rolava a mil por hora, com a presença do prefeito Claúdio Valério (PTB) e sua mulher, Severina Valério; além de todo o secretariado da prefeitura.

Estiquei a permanência da equipe do "vermelhinho da Independente" - que deveria deixar a Avenida Doutor Sabino às 23 horas - até às 23h43. Infelizmente, o prefeito Orro não apareceu até quele horário. Uma pena. Mas nós estávamos lá. A única emissora de rádio da região presente, transmitindo ao vivo, o evento previsto para a noite de sexta-feira (24), e não para hoje, madrugada de sábado de carnaval.

Em Anastácio, a Banda do Barril, do colega Lima Neto - no palco e no centro da foto -, editor do jornal O Pantaneiro, animava a festa do Carnaval da Alegria, na rua João Leite Ribeiro, em frente à Biblioteca Municipal Manuel Bandeira, onde está montado o camarote da Rádio Independente. Sou obrigado a reconhecer que o prefeito Cláudio Valério não é "ruim da cabeça ou doente do pé". Ele sabe "mexer o caldo", fazendo política à moda antiga, no corpo-a-corpo com o povão.


Carnaval "Alegria 2006", na Rua João Leite Ribeiro, em Anastácio, na margem esquerda do rio Aquidauana e a 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.


Folões do carnaval "Alegria 2006" e ouvintes da Rádio Independente dançam animados pela Banda do Barril.

Casais curtem sem preocupação o carnaval de rua em Anastácio. A segurança atuou corretamente e em conjunto com a Polícia Militar. Na entrada da área montada na Rua João Leite Ribeiro, detectores de metais impediam que armas entrassem com os foliões que lotaram o "Carnaval Alegria 2006".


"Bebês" foliões mamam nas mamadeiras preparadas por suas mamães, sempre preocupadas com a alimentação das "crianças".


No camarote da Rádio Independente - contrastando com a falta de atenção à imprensa na margem direita do rio Aquidauana -, montado pela prefeitura de Anastácio, os colegas Antonio Pinto e Valmir Amaral, transmitindo informações e reportagens durante o "Carnaval da Alegria 2006", ontem (24) à noite.


A primeira-dama de Anastácio, Severina Valério; entre o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2006 de Anastácio, visita o camarote da Rádio Independente.


O blogueiro Armando Anache - com a camiseta da minha Mangueira 2006 - ao lado dos colegas Antonio Pinto e Valmir Amaral, no camarote da Rádio Independente em Anastácio.


No camarote da Rádio Independente em Anastácio, Francis Torres, do site Pantanal News; e radialistas Antonio Pinto e Valmir Amaral.


Meu querido amigo, que sempre chamo de "Decano do Rádio Aquidauanense e Anastaciano", Mauro Lúcio Ortiz; recebendo o abraço carinhoso da sua mulher ontem à noite, no Carnaval Alegria 2006, em Anastácio.


Colega radialista Leonel Ramos, da FM Pan, com a sua mulher e ao lado do camarote da Rádio Independente. As duas emissoras foram as únicas presentes no Carnaval Alegria 2006, em Anastácio, na noite de ontem (24). Fui entrevistado pelo Leonel, e relembrei os carnavais de antigamente, quando ainda não existia telefonia móvel celular para nós que trabalhamos na reportagem externa. Recordei do carnaval de 1987, na Rua Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, quando o Sistema Globo de Rádio estreou o microfone sem fio comigo, depois de instalado pelo competente Gerente de Operações José Claúdio Barbedo, o Formiga; o mesmo que gravou a famosa vinheta "Brasilllllllllllll", com o locutor Edmo Zarife, na época da Copa do Mundo de 1970. Bons tempos aqueles!


Gabarirado técnico emn eletrônica Cabrita, da equipe da co-irmã FM Pan, no camarote instalado na Rua João Leite Ribeiro, em Anastácio; e mulheres dos colegas radialistas que trabalham na cobertura ao vivo.


Diretor da Equipe Fiel de Esportes da Rádio Independente, Antonio Pinto, grava entrevista com o prefeito de Anastácio, Cláudio Valério (PTB), que vestia a camiseta oficial do "Carnaval da Alegria 2006". Nestes momentos de folga nas transmissões ao vivo, direto de Anastácio e de Aquidauana, entrava no ar a equipe da nossa Rede Jovem Pan Sat, transmitindo ao vivo o desfile das escolas de samba de São Paulo, com Wanderley Nogueira e equipe.


Prefeito de Anastácio, Cláudio Valério (PTB), agradece a presença dos foliões no carnaval de rua, que deverá acontecer todos os dias, a partir das 21 horas, com entrada gratuita.