Enchente em Aquidauana: Veja a galeria de fotos
Para ver a galeria de fotos completa, clique AQUI
Marcadores: Bombeiros, Desalojados, enchente, rio Aquidauana
"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)
Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com
Marcadores: Bombeiros, Desalojados, enchente, rio Aquidauana
A Polícia Federal prendeu na tarde de ontem (30), na região de Campinas, interior de São Paulo, mais um traficante envolvido na Operação Kolibra, realizada para desmontar uma rede internacional de tráfico de entorpecentes.
P.C., considerado um dos líderes da organização criminosa, é responsável pela vinda do entorpecente da Colômbia para o Brasil. Além disso, é suspeito de ter participado ativamente do transporte de 2,5 toneladas de cocaína em um pesqueiro nas Ilhas Canárias, em julho de 2005. Na oportunidade, sete pessoas foram presas.
Fonte: Comunicação Social da Superintendência da PF em São PauloMarcadores: DPF, Drogas, Narcotráfico, Operação Kolibra
Marcadores: enchente, Força-tarefa, Ravaglia, rio Aquidauana
Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, o novo bloco será formalizado até o meio-dia de amanhã e terá entre 70 e 90 deputados. “O principal fato que nos fez decidir por esse bloco foram as afinidades históricas e aas alianças programáticas que temos com esses partidos há muitos anos”, disse o presidente do PDT. Ainda de acordo com ele, a decisão de apoiar Aldo se deu por afinidade ideológica. Segundo Lupi, o bloco deverá ser formado por PDT, PSB, PCdOB, PV, PMN, PAN e PHS. A composição deve funcionar também na disputa por cargos da Mesa Diretora, na indicação de membros para as comissões e na apreciação de projetos. |
O servidor deverá comparecer às agências do Banco do Brasil e dirigir-se ao caixa eletrônico para fazer a opção do CDC disponibilizado pela instituição, cujo pagamento será parcelado em 6 vezes ao governo do Estado, através do BB Crédito Consignação em Folha, sem o acréscimo de juros.
Segundo a assessoria de imprensa do banco, para que o servidor saiba o valor a ser sacado, ele deverá retirar um novo contra cheque nos terminais de auto-atendimento ou Internet e utilizar o valor informado no campo "TOTAL PARA EMPRÉSTIMO".
Para a liberação nos terminais de auto-atendimento o servidor deverá fazer os seguintes procedimentos:
Para retirar o BB Contra Cheque – via TAA:
- Inserir o cartão e Teclar: “Outras Opções”;
- Selecione: BB Contra Cheques;
- Digite: Senha e código de acesso;
- Aguarde a impressão do comprovante;
- Retire um contra cheque para cada matrícula;
De posse do Contra Cheque:
- Inserir o cartão e selecionar: “Empréstimos”;
- Selecione a opção: “BB Crédito Consignação em Folha”;
- Digite o valor constante no contra-cheque:“Total para empréstimo”, inclusive os centavos;
- Informe o número de parcelas: 6;
- Confirme a operação;
- Aguarde a impressão do recibo.
O Servidor que possui mais de uma matrícula deverá incluir um pedido para cada matrícula.
Para realizar a operação pela internet:
Passo a passo para retirar o BB Contra Cheque – via Internet:
- Acesse: www.bb.com.br
- Click na barra de menu “sua conta” (canto esquerdo superior)
- Digite: Agência e Conta corrente
- Digite a senha de Auto-Atendimento (8 dígitos);
- Selecione: “Outras opções” > “BB Contra Cheques”;
- Na janela “Identificação do Funcionário”, digite a matrícula funcional;
- Na janela mês, digite: 12 / 2006
- Digite a senha da conta corrente (6 dígitos)
- Imprima o contra cheque.
Para o servidor que tenha mais de uma matrícula, retire um contra-cheque para cada matrícula.
De posse do Contra Cheque:
- Selecione na barra de menu “Empréstimos”;
- Selecione a opção “BB Crédito Consignação em Folha”
- Digite o valor constante no contracheque “Total para empréstimo”, inclusive os centavos;
- Informe o número de parcelas: 6;
- Confirme a operação;
- Imprima o recibo.
O Servidor que possui mais de uma matrícula deverá incluir um pedido para cada matrícula.
A liberação das operações ocorrerá ao longo do dia do pedido ou no dia seguinte, caso a transação seja realizada durante o horário noturno. O servidor que não conseguir efetivar a operação, deverá dirigir-se a sua agência de relacionamento, de posse do contra cheque para verificar o motivo da não efetivação do empréstimo, inclusive se existe algum tipo de impedimento restritivo. Caso não seja possível a liberação, aguardar informações do governo quanto à forma que acontecerá o pagamento do salário a estes servidores.
As informações são de Gisele Colombo, da Agência de Notícias MS
Marcadores: Dezembro, MS, Salários, Servidores
A Polícia Federal desencadeou, na manhã de hoje, a "Operação Kolibra". A ação tem como objetivo desmontar uma organização criminosa que é responsável pelo tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em seis estados da federação (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo).
As investigações foram iniciadas depois informações de inteligência enviadas pela Polícia da Alemanha que demonstravam a existência de libaneses radicados no Brasil operando um esquema de tráfico internacional de drogas. Foi descoberto que a quadrilha adquiria a cocaína em países vizinhos ao Brasil e transportava para Estados Unidos, Europa (Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça) e África. Para realizar o transporte do entorpecente, eram usados contêineres levados para o exterior em navios cargueiros. Outra parte da cocaína era levada por “mulas”, cidadãos aliciados para transportar a droga junto ao corpo e nas suas bagagens.
Durante a investigação, que durou dois anos, a Polícia Federal, em trabalho de cooperação policial internacional com as Polícia da Espanha, de Portugal da Bélgica, prendeu 54 pessoas que tinham ligação com a quadrilha, e apreendeu cerca de 3,4 toneladas de cocaína. A maior apreensão aconteceu em julho de 2005, quando uma troca de informações da Polícia Federal brasileira com a Polícia da Espanha resultou na descoberta de 2,5 toneladas de cocaína em um pesqueiro nas Ilhas Canárias. Na oportunidade sete pessoas foram presas. A estimativa é que o grupo criminoso tenha movimentado mais de 1 milhão de Euros e 800 mil dólares, destes quase 400 mil Euros e 600 mil dolares foram apreendidos. Durante a investigação a PF realizou diversos flagrantes, ao longo dos quase três anos de ações foram presas 54 pessoas e somente para investigar a quadrilha já foram instaurados 20 diferentes inquéritos.
A Operação Kolibra, que significa “Conexão Líbano-Brasil” serviu para a PF identificar todo o funcionamento da quadrilha, sua hierarquia e os bens adquiridos pelo grupo, que serão apreendidos, destinados à PF ou posteriormente leiloados. Nesta apuração, um dos desafios dos investigadores foi monitorar pessoas de várias nacionalidades que se comunicavam em diversas línguas como árabe, italiano, espanhol, inglês e até mesmo sérvio, outra dificuldade enfrentada pelos policiais foi compartilhar inteligência com forças policiais para realizar a vigilância em diversos países de outros continentes.
Os presos durante a operação responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o narcotráfico, além de lavagem de dinheiro.
Todos os 80 mandados de prisão bem como os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal do estado de São Paulo.
Dourados – Dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão; com as prisões de Paulo Salinet Dias, pai do preso Tenilas Rocha Dias e Joaci Bambil.
Para saber mais sobre algumas ações que fizeram parte da operação Kolibra clique nos links abaixo:
1- Apreensão de 44 kg de cocaína no Maranhão
2- Apreensão de 271 kg de cocaína em São Paulo
3 – Apreensão de 2500 kg de cocaína nas Ilhas Canárias
4 – Apreensão de 3 kg de cocaína em Piracicaba
5 – Apreensão de 59 kg de cocaína em Santos
6 – Descoberto laboratório de refino de cocaína no Guarujá
7 – Apreensão de 210 kg de cocaína em Santos
8 – Integrantes da quadrilha presos em São Paulo
9 – Sírio preso com 18 kg de coca no Rio de Janeiro
10 – Prisão de integrantes da quadrilha com 20 kg de cocaína
11 – Prisão de piloto da quadrilha
12 – Libanês preso com 525 gramas de cocaína
Com informações da SR/DPF/MS e Comunicação Social/Superintendência Regional da PF em São Paulo
André destacou que os governadores pretendem colocar no papel as questões comuns, como a dificuldade de obter recursos diante da impossibilidade de renegociação das dívidas estaduais. Uma proposta do governador Blairo Maggi deve ganhar força: a criação de um fundo para financiar obras de infra-estrutura. “Dizem que a repactuação da dívida fere a Lei de Responsabilidade Fiscal; vamos sugerir, então, um fundo para ‘infra-estruturar’ os estados, sem confrontar a lei”, informou Puccinelli.
Os recursos do fundo seriam destinados para investimentos em setores como rodovias, ferrovias, saneamento e habitação.
Um forte argumento do governador de Mato Grosso do Sul é o prejuízo acumulado por conta da Lei Kandir, que isenta de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS os produtos primários e semi-elaborados destinados à exportação. Pagando menos tributo, o exportador ganha mercado internacional, mas o imposto não recolhido compromete a receita do Estado.
Segundo o governador, Mato Grosso do Sul já perdeu cerca de R$ 1,5 bilhão por conta da desoneração. “De mais de R$ 2 bilhões que já contribuímos para incremento das exportações, só recebemos R$ 560 milhões”. A rediscussão de valores para compensação das perdas pela isenção de ICMS deve ser uma das bandeiras dos governadores do Centro-Oeste.
As informações são de Gizele Oliveira, da Agência de Notícias MS
O governo do Estado, através da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), realizará a partir de 1º de fevereiro a campanha obrigatória de vacinação contra a febre aftosa em 14 municípios do Estado. As vacinas são gratuitas e estarão disponíveis nos escritórios locais da Iagro.
A campanha é uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que doou um milhão de doses para Mato Grosso do Sul. Os municípios que estão obrigados vacinar são: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Ladário. Em Porto Murtinho, a vacinação deverá ser feita nas propriedades localizadas na região de planalto. Já em Corumbá, deverá atingir a margem direita do rio Paraguai, áreas não inundadas, assentamentos, distritos, reservas indígenas e periferia da cidade.
Assentamentos e aldeias indígenas receberão a visita de técnicos da Iagro para realização da vacinação contra a aftosa. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de 0 a 12 meses, no período de 1º a 28 de fevereiro. O governo do Estado orienta que todos os produtores devem vacinar seu rebanho, nos 14 municípios citados, pois se trata de uma campanha obrigatória.
As informações são de Boris Verbisck, da Agência de Notícias MS
As informações são de Cristiane Sandim, da Agência de Notícias MS
A responsabilidade sobre os encargos faz parte do acordo feito entre o governo do Estado e o banco e nenhum ônus será transferido para o servidor. O funcionário público que não possui conta no Banco do Brasil deve procurar a instituição a partir de amanhã (26), para a abertura do cadastro que possibilitará o recebimento do salário de dezembro.
As informações são de Waldemar Hozano, da Agência de Notícias MS
A decisão tomada semana passada de confirmar o nome de Arlindo Chinaglia (PT-SP) como o futuro presidente da Câmara Federal, será ainda mais robustecida se o Partido do Movimento Democrático Brasileiro conseguir emplacar o nome do deputado federal Waldemir Moka na composição da Mesa.
Os atos oficializando as auditorias foram publicados hoje no Diário Oficial do Estado; a auditoria na Seprotur e Agraer será conduzida pelo procurador Denis Cleiber Miyashiro Castilho, com apoio de três analistas contábil e de controle interno. No Banco do Povo, dois procuradores foram designados para processar a auditoria: Rômulo Augustus Sugihara Miranda e Jaime Caldeira Jhunyor, auxiliados por duas analistas contábeis.
Os auditores têm 30 dias, a partir de hoje, para concluir o levantamento. Na Seprotur e Agraer serão analisados todos os contratos vigentes, levantadas as despesas com pessoal e gastos dos últimos 12 meses e procedido inventário do patrimônio dos órgãos. No Banco do Povo a auditoria vai analisar a gestão dos recursos públicos aportados na instituição. Caso em 30 dias não seja possível concluir os trabalhos, o prazo pode ser prorrogado por mais um mês.
O procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli, disse que não há motivação provocada por denúncias ou suspeitas para instaurar as auditorias. “Está-se fazendo auditorias naqueles órgãos em que houve movimentação grande de recursos ou onde se vê necessidade de um levantamento mais pormenorizado. Nos demais, as análises são feitas diretamente pelos procuradores lotados no órgão.”
Estão em andamento auditorias também na Fertel (Rádio e TV Regional) e Agiosul (Agência Estadual de Imprensa Oficial).
As informações são de João Prestes, da Agência de Notícias MS
Em Batayporã, a emergência é por conta da inundação do dia 9 de janeiro, quando parte da cidade ficou debaixo d’água. A “Lagoa do Sapo” transbordou e alagou muitas casas e estabelecimentos comerciais, danificou ruas e estradas na área rural.
Em Aquidauana o problema é com o alto índice de notificações de casos de dengue. A Prefeitura está com dificuldades para atender a demanda crescente de pacientes, além da necessidade de auxílio na prevenção da doença.
Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, o governo do Estado já vem dando assistência aos municípios. “Inclusive, o governador André Puccinelli já esteve em Brasília apresentando a situação destes e outros municípios, como é o caso também de Tacuru, e aguarda liberação de recursos federais para reparar os danos causados por esses acontecimentos”, afirma o coronel.
Alerta - A Defesa Civil emitiu ontem alerta sobre fortes chuvas que podem cair hoje no centro-norte de Mato Grosso do Sul. Podem ocorrer, junto com as chuvas, rajadas de vento com velocidade de até 60 quilômetros por hora. A orientação é que a população evite áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.
As informações são de Danielle Benites, da Agência de Notícias MS
Giuliano LopesA Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul prepara a posse do 24 deputados estaduais para a 8ª Legislatura, período 2007/2011. A solenidade especial acontecerá a partir das 9h de 1º de fevereiro (quinta-feira). Após a posse, os parlamentares vão eleger a nova Mesa Diretora. O novo presidente deverá ser indicado pelo PMDB, que tem a maior bancada, com oito integrantes.
Os trabalhos serão predididos pelo atual presidente, Londres Machado (PL). A solenidade de posse contará com a presença de autoridades civis e militares. Após a posse, os deputados escolherão os novos membros da Mesa Diretora: presidente, primeiro, segundo e terceiro vice-presidente, primeiro, segundo e terceiro secretário.
Os 24 deputados estaduais, sendo 13 reeleitos e 11 novos, foram diplomados em dezembro e vão assumir em fevereiro. Os integrantes da 8ª Legislatura são os seguintes:
- Akira Otsubo (PMDB)
- Amarildo Cruz (PT)
- Antônio Braga (PDT)
- Antônio Carlos Ribeiro Arroyo (PL)
- Ari Valdecir Artuzi (PMDB)
- Ary Rigo (PDT)
- Carlos Eduardo Xavier Marun (PMDB)
- Dione Marly Gandolfo Hashioka (PSDB)
- Jerson Domingos (PMDB)
- Coronel José Ivan de Almeida (PSB)
- José (Zé) Roberto Teixeira (PFL)
- Londres Machado (PL)
- Márcio Fernandes (PRTB)
- Marcos (Marquinhos) Marcelo Trad (PMDB)
- Maurício Picarelli (PTB)
- Onevan José de Matos (PDT)
- Osvaldo Mochi Júnior (PMDB)
- Paulo José Araújo Corrêa (PL)
- Paulo Roberto Duarte (PT)
- Pedro César Kemp Gonçalves (PT)
- Pedro Luiz Teruel (PT)
- Reinaldo Azambuja Silva (PSDB)
- Professor Rinaldo Modesto de Oliveira (PTdoB)
- Youssif Assis Domingos (PMDB)
A forma de pagamento dos salários do funcionalismo estadual, referente ao mês de dezembro poderá sair amanhã (23). O governador André Puccinelli reuniu-se na sexta-feira (19), com a diretoria estadual do Banco do Brasil e os sindicatos dos servidores públicos estaduais. O encontro durou pouco mais de uma hora e serviu para que os representantes do banco apresentassem as reais possibilidades para concretização do financiamento dos salários via CDC.
De acordo com o superintendente estadual do Banco do Brasil, Luiz Caron, a proposta apresentada pelo governo do Estado será analisada pela cúpula do banco em Brasília e a decisão será apresentada no encontro marcado para amanhã (23), às 13h, na Governadoria. O governador André Puccinelli solicitou urgência na decisão, condicionando permanência da folha de pagamento do Estado, atualmente gerenciada pelo BB, a uma resposta positiva, favorável ao governo e aos servidores.
“Indaguei aos oito representantes dos servidores, presentes na reunião, sobre a possibilidade de se leiloar a folha de pagamento, abrindo um edital de concorrência e todos foram favoráveis à decisão”, afirmou Puccinelli. Caso não haja uma definição até a data combinada, os técnicos do governo vão dar início ao processo licitatório para que um novo banco assuma as contas dos servidores estaduais. “Vou procurar outras instituições bancárias e solicitar as mesmas condições de empréstimo que pedi ao BB: 135 milhões, divididos em seis vezes, sem juros para o servidor e para o governo”, acrescentou.
As condições para que o governo do Estado quitasse os salários de dezembro deveriam ter sido garantidas pela administração anterior, por meio da arrecadação de impostos e tributos. Porém, os recursos foram destinados ao pagamento do 13º, fornecedores e outras despesas, não deixando reservas para garantir os vencimentos de dezembro.
“Nós gostaríamos de quitar essa folha, mas não tem como. Entreguei ainda hoje pela manhã os documentos aos servidores para comprovar o que estou dizendo”, disse o governador. “A folha de janeiro será paga até o dia 9 de fevereiro e o nosso compromisso será o de efetuar o pagamento dos servidores até o quinto dia útil do mês”, garantiu Puccinelli.
As informações são de Marcelo Armôa, da Agência de Notícias MS
O órgão, que atualmente funciona de 7h30 às 13h30, passará a atender em dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A jornada dos servidores se estenderá de seis para oito horas diárias.
A medida foi adotada para atender uma antiga reivindicação da classe produtora. Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar da Silva Júnior, “agindo assim, o governo dá indicação de que está realmente preocupado com o aspecto da sanidade animal. Esta decisão vai contribuir muito com o produtor, pois os trabalhos na área rural não têm horário fixo”, explica.
De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, “agora tanto o atendimento quanto o serviço de vigilância e fiscalização terão mais agilidade. Além disso, nossas ações estarão mais integradas com a secretaria de Produção”, afirma.
Entre os trabalhos prestados pela agência estão: a emissão de guias de trânsito, análises laboratoriais animal, vegetal e de solo, ações de acompanhamento e controle e fiscalização de insumos, produtos e subprodutos de origem agropecuária e de atividade de biossegurança.
Em 2005, o Estado registrou foco de aftosa e perdeu o status de área livre da doença e de maior exportador de carne bovina do Brasil.
As informações são de Karla Tatiane, da Agência de Notícias MS
Cinco agências vão atender aos servidores, dando informações e esclarecendo dúvidas, sobre os empréstimos consignados
A medida atende a uma solicitação feita pelo governo do Estado, que pediu o alongamento das parcelas dos financiamentos consignados que são debitados diretamente na conta dos servidores. “Ainda aguardamos algumas definições sobre como será feita esse renegociação, mas trabalhamos no sentido de oferecer as melhores condições para os servidores estaduais”, informou Caron.
As informações são de Marcelo Armôa, da Agência de Notícias MS